Química e profissionais químicos: a magia na sua empresa
Não existe um mundo sem a química e ela é habilmente aplicada pelos profissionais químicos nos mais diversos setores atendidos em tratamento de superfícies: são esses os temas que procuramos trazer nesta edição. Mas não só.
A sustentabilidade é um objeto que não se esgotou e, hoje, a indústria química, base do TS, busca aliar todo o conhecimento de seus profissionais para mitigar quaisquer processos prejudiciais ao meio ambiente e às novas gerações, principalmente na busca pela descarbonização. Assim, começamos com a Matéria Técnica de José Luis Gonçalves de Almeida, Gerhard Ett, Fernanda Miranda Torres Paiva e Bruna Bastos de Souza, com A descarbonização da indústria química brasileira. Leonardo Fássio especifica a questão com A filosofia de sustentabilidade aplicada nos processos de fosfatização para conformação à frio; e, também nos textos técnicos, o Estudo da fotodegradação de formulação de ligninas e corantes à base de água visando à fotoproteção de tintas, um processo que utiliza essas macromoléculas renováveis, conferindo um caráter muito mais sustentável às tintas, de Ana Júlia Traiba da Silveira e Adilson Roberto Gonçalves.
Para ampliar ainda mais a discussão, trazemos de volta a seção Sustentabilidade, com as mais recentes descobertas em Nanotecnologia no tratamento de superfícies: tecnologia aliada do meio-ambiente, por Cesar Barbieri.
Na Entrevista, conversamos com o fundador do primeiro Laboratório de Engenharia Eletroquímica, LEE, criado na Unicamp, o Dr. Rodnei Bertazzoli, que desenvolve uma aula sobre o presente e futuro da Eletroquímica com foco nas oportunidades que envolvem tratamento de superfície. Imperdível! E já que estamos abordando um bate-papo, a seção Pinga-fogo traz uma conversa esclarecedora com Edison Dorea, da Arotec, sobre as inovadoras tecnologias em equipamentos de medição que facilitam a prevenção de falhas e a busca do ‘Rejeito-Zero’.
Em nossa Matéria Especial, executivos da Alpha Galvano; Boreto & Cardoso; Dileta; Fischer do Brasil; Itamarati; e Ometto discorrem sobre a atividade química em suas companhias e homenageiam seus profissionais com o tema: O químico no setor de TS; você irá se surpreender! E já que estamos trazendo Grandes Profissionais, acompanhe a trajetória de Everaldo Beni, profissional químico e empresário, com mais de 30 anos dedicados ao setor, com Ousadia e Alegria!
Uma evolução consistente, também pode ser observada na IBA, Equipamentos Galvânicos; confira por que a companhia tem se destacado em sua área, em nossa Matéria de Capa: IBA 15 anos de história.
Ainda falando sobre grandes nomes do setor, trazemos uma homenagem a um dos profissionais de maior destaque: Sr. Volkmar Ett, que nos deixou recentemente; seu grande legado, repleto de contribuições ao setor e a muitas outras áreas, permanecerá para as muitas e muitas gerações, leia em Notícias da ABTS. Também na área institucional, em Palavra da ABTS, o Vice-diretor secretário da associação, Carmo Leonel Júnior, traz: O equilíbrio entre inovação, sustentabilidade e viabilidade econômica no mercado de tratamento de superfície.
Encerrando a edição, Pedro de Araújo, a quem agradecemos pelo fundamental auxílio na produção desta edição, faz um compêndio sobre a história da Química, inerente à história humana, em Terra, Água, Fogo e Ar, na seção Ponto de Vista.
Veja, os químicos não são mágicos, são magos. Mágicos fazem truques e magos utilizam-se dos elementos da natureza para fazer ciência e transformar o mundo em um lugar melhor para se viver e trabalhar!
Vejo vocês na edição 237; até lá. !