Peça tratada com Alpha Pas FE01 e posteriormente pintada a pó e realizado teste de dobra
ALPHA GALVANO QUÍMICA BRASILEIRA
“A preocupação com a sustentabilidade tem impulsionado a inovação na indústria química”
Samir Gebara de Sousa, Diretor Comercial
Fale-nos um pouco sobre a sua empresa: em qual segmento e setores sua empresa atua?
A Alpha Galvano é uma empresa indústria química, atuante no segmento de tratamento de metais, tais como galvanoplastia decorativa e funcional, pré-tratamento em pinturas e fosfatizantes para deformação.
Quais as principais novidades da empresa de maneira geral?
Como indústria entendemos que não podemos estagnar e a cada ano desenvolvemos diversos produtos e melhoramos nossa área produtiva.
Vocês utilizam a Química em quais processos? Quais são os principais investimentos nesse sentido?
A química faz parte de nosso dia a dia e estamos sempre investindo em novos equipamentos para nossas unidades produtivas, com destaque ao aumento de produtividade nos linhas de sulfato de níquel, cloreto de níquel, sulfato de estanho, cianeto de zinco e cianeto de cobre.
Pensando na atividade química e em processos químicos, qual a grande novidade da sua empresa?
Entendemos a Alpha Galvano como uma empresa completa, com soluções para o mercado químico de tratamento de superfície. Gostaríamos de destacar uma linha de produtos para a linha de pintura, como o Pré-tratamento de nanotecnologia para pintura: Alpha Pas FE 01 e Alpha Pas AL 106, para aplicação em aço e alumínio. O desengraxante de baixa temperatura (35º a 45º C): Alpha Clean ADK 35. O coagulante de tinta (cortina de água): ALPHA FLOC 72, produto alcalino para uso em cabine de pintura com cortina de água para flocular. E o removedor de tinta alcalino: ALPHA REMOV K.
Qual a importância do profissional da Química na sua companhia? Quais são as principais atividades que ele realiza/conduz e como isso impacta nos negócios da empresa?
O profissional de química é de extrema importância em nossa empresa, desde a produção, controle de qualidade, desenvolvimento de produtos, tratamento de efluentes. São esses profissionais que nos ajudam a continuar trilhando o caminho do sucesso.
O que recomendaria a um profissional recém-formado iniciante em sua empresa?
Saber ouvir, obedecer normas, não deixar de estudar e ter paciência. Vimos, em nossa juventude, uma vontade enorme em querer crescer rápido na empresa e com isso também vemos frustações em novos profissionais. Seguindo as recomendações acima, aumenta muito a possibilidade de se tornar um grande profissional no futuro.
Ainda é possível inovar pela atividade Química na sua companhia? De que forma?
A química é uma área de conhecimento vasta e em constante evolução, o que significa que sempre há oportunidades para inovação. Existem várias formas pelas quais uma empresa pode inovar usando a química: Desenvolvimento de novos produtos: a química pode ser aplicada para criar novos produtos ou aprimorar os existentes. Isso pode envolver a formulação de produtos químicos inovadores, o desenvolvimento de materiais avançados com propriedades únicas, ou a criação de novos medicamentos e tratamentos; Processos de fabricação sustentáveis: a preocupação com a sustentabilidade tem impulsionado a inovação na indústria química. Empresas podem buscar desenvolver processos de fabricação mais eficientes, que reduzam o consumo de energia, minimizem o uso de matérias-primas e diminuam a geração de resíduos; Aplicações tecnológicas: a química desempenha um papel crucial em diversas áreas tecnológicas, como eletrônica, energia renovável, nanotecnologia e materiais avançados. Ao explorar essas aplicações, as empresas podem encontrar oportunidades para inovar; Análise e controle de qualidade: a química analítica e os métodos de controle de qualidade estão em constante evolução. Empresas podem inovar implementando técnicas mais avançadas de análise química, desenvolvendo métodos mais rápidos e precisos de controle de qualidade ou incorporando novas tecnologias, como a espectroscopia ou a cromatografia, em seus processos.