“Com sua dedicação e talento, Walmir (profissional químico) tem sido uma peça-chave em nossa equipe, elevando os padrões de excelência e impulsionando nossas conquistas”
Eliane Martinez Cardoso Matos, Diretora
Fale-nos um pouco sobre a sua empresa: em qual segmento e setores sua empresa atua?
A Boreto & Cardoso é uma empresa brasileira que atua há mais de 50 anos na distribuição de produtos químicos com a mais alta qualidade e seriedade, buscando sempre promover a satisfação de seus clientes e colaboradores. Oferecemos produtos de qualidade, com embalagens homologadas, próprias para o transporte de produtos químicos, e também com a preocupação de preservar o meio ambiente. Essa atividade diversificada compreende a distribuição, revenda, importação e exportação de produtos químicos. Ao longo desses anos, desenvolvemos excelente capacidade técnica para oferecer toda gama de produtos químicos a múltiplos segmentos da atividade econômica para indústrias em geral. Sempre preservando o objetivo maior de atender bem os parceiros comerciais. Somos reconhecidos pela flexibilidade e competência em acompanhar as oscilações no mercado e sempre atender as necessidades e expectativas de nossos clientes.
Vocês utilizam a Química em quais processos? Quais são os principais investimentos nesse sentido?
Nossa principal utilização da Química é fazer os envazes, nas embalagens de 30, 60 e IBC, onde efetuamos a distribuição dos produtos. Investimos em tecnologia para termos um parque industrial moderno, seguro, onde nossa preocupação é manter a segurança dos colaboradores e com o meio ambiente. Investimos também na capacitação dos colaboradores, proporcionando palestras, cursos e formações complementares para aprimoramento, melhorando a eficiência e preparando, assim, o colaborador para o manuseio dos produtos químicos.
Pensando em na atividade química e em processos químicos, qual a grande novidade da sua empresa?
A Boreto & Cardoso ampliou suas instalações com a mudança para Santana de Parnaíba (SP) e modernizou todo o seu parque industrial. Hoje, temos uma fábrica com uma capacidade muito maior que a anterior, possuímos tecnologia avançada, e um ambiente totalmente pensado no bem-estar dos colaboradores, trazendo um ambiente de trabalho moderno, além de gerarmos novos empregos e contribuirmos com a economia local.
Qual a importância do profissional da Química na sua companhia? Quais são as principais atividades que ele realiza/conduz e como isso impacta nos negócios da empresa?
O profissional da química em nossa empresa hoje desempenha um papel muito importante e de extrema responsabilidade que é de garantir a valorização dos melhores insumos, dos processos e a qualidade dos produtos. Ele atua no planejamento e na coordenação de todos os processos, como amostragens, análises químicas e físico-químicas. Com sua dedicação e talento, Walmir (profissional químico) tem sido uma peça-chave em nossa equipe, elevando os padrões de excelência e impulsionando nossas conquistas. Sua contribuição é inestimável e valorizada por todos nós.
O que recomendaria a um profissional recém-formado iniciante em sua empresa?
É necessário avaliar a competência profissional, suas habilidades e comportamentos para formar um time de alta performance. Algumas competências são necessárias como: Proatividade; Trabalho em Equipe; Criatividade; Planejamento; e Comprometimento. Recomendaria para um profissional recém-formado jamais deixar de buscar conhecimento, ser criativo e proativo, estar sempre atento a novas oportunidades dentro da empresa, mostrando seu conhecimento e, com isso, subindo de cargo e conquistando, cada vez mais, promoções ao longo de sua carreira.
Ainda é possível inovar pela atividade Química na sua companhia? De que forma?
A inovação é um processo fundamental para qualquer empresa, independentemente de sua área de atuação. Desenvolver novos produtos, serviços e processos a diferencia da concorrência e ajuda a manter sua competitividade. Estamos em constante inovação; a indústria química precisa estar atenta ao mercado onde atua para que possa prover as necessidades de seus clientes, e também buscar redução de custos para se tornar mais competitiva no mercado. Uma empresa precisa investir em inovação para melhorar processos e desenvolver novos produtos.