DILETA
“Incentivamos nossos colaboradores a iniciarem cursos na área química, justamente, porque notamos certa carência de bons técnicos no setor de tratamento de superfícies”
J.R. Perdigão, Gerente Técnico Comercial
Fale-nos um pouco sobre a sua empresa: em qual segmento e setores sua empresa atua? Quais as principais novidades da empresa de maneira geral?
A Dileta é uma empresa voltada ao segmento de tratamentos de superfícies, no qual atuamos como fornecedores de processos galvânicos em geral, com uma gama de mais de 300 itens que formulamos. Também atuamos como fornecedores de matérias-primas em geral, inclusive, insumos que importamos para fabricação de diversos tipos de processos, sendo que abastecemos diversas empresas do setor, até mesmo concorrentes.
Vocês utilizam a Química em quais processos? Quais são os principais investimentos nesse sentido?
Somos especializados no desenvolvimento de processos para o tratamento de diversos tipos de substratos, o que inclui produtos voltados para melhor atendimento junto aos nossos clientes e uma equipe qualificada para solucionar os mais diversos cases de nossos consumidores. Dispomos de um moderno laboratório para suporte aos nossos clientes, e ainda laboratórios de controle de qualidade e, de Pesquisa & Desenvolvimento de novos produtos. Investimos constantemente na modernização de nossa fábrica, bem como no treinamento de nosso corpo técnico e de vendas, a fim de prestar o melhor atendimento aos nossos clientes e parceiros.
Pensando em na atividade química e em processos químicos, qual a grande novidade da sua empresa?
Estamos em um momento muito importante para a Dileta, especialmente com a construção da nossa nova planta fabril, na região de Arujá (SP), voltada à produção de processos químicos em geral. A nova fábrica deve ser inaugurada em 2024, ano em que a Dileta completa 60 anos de história.
Qual a importância do profissional da Química na sua companhia? Quais são as principais atividades que ele realiza/conduz e como isso impacta nos negócios da empresa?
Consideramos que nossos profissionais são de vital importância para o bom cumprimento de nossas pretensões junto ao mercado, em especial para os colaboradores ligados à área química. Temos por tradição formar profissionais dentro de nossa empresa, sendo que a maioria de nossos técnicos e representantes comerciais foram formados internamente. Muitos iniciaram em setores que nem sempre eram ligados à área química, mas que, ao longo do tempo, foram desenvolvendo interesse pelo setor. Ao longo do tempo, percebemos que seria de vital importância formar profissionais internamente, em especial, pelo fato de nosso segmento depender muito de vivência prática do dia a dia para que o profissional possa evoluir. A partir desse pensamento, passamos a dar oportunidade aos nossos colaboradores e, sem sombra de dúvidas, colhemos muitos bons frutos com essa iniciativa.
O que recomendaria a um profissional recém-formado iniciante em sua empresa?
Incentivamos nossos colaboradores a iniciarem cursos na área química, justamente, porque notamos certa carência de bons técnicos no setor de tratamento de superfícies. O segmento de tratamento de superfícies é muito amplo e envolve diversos tipos de acabamentos, decorativos, protetivos e acabamentos técnicos, sendo que cada processo tem suas particularidades e detalhes que só com o tempo é possível desenvolver conhecimento suficiente para poder atuar com segurança nesse segmento. Felizmente, este é um setor no qual desconhecemos a palavra ‘rotina’, sendo que um bom profissional muitas vezes requer bons anos para ser lapidado.
Ainda é possível inovar pela atividade Química na sua companhia? De que forma?
Sempre é possível inovar! A cada dia surgem novas tendências de processos químicos, bem como novas formas para uma melhor administração nos negócios, logística, meio ambiente, e outros. Acreditamos que a melhor forma de se trabalhar, é estarmos atentos a essas novas tendências e buscar sempre a atualização.