As novas tecnologias e aplicações fazem com que o trabalho com o alumínio adquira contornos promissores em termos de produção e consumo. Da indústria química à mineração, e, claro, de empresas especializadas em tratamento e pré-tratamento de superfície.
De acordo com a Associação Brasileira do Alumínio - ABAL, “O Brasil é o 15° produtor de alumínio primário, precedido pela China, Rússia, Índia, Canadá, Emirados Árabes, Austrália, Bahrein, Vietnã, Noruega, Estados Unidos, Arábia Saudita, Malásia, Islândia e África do Sul; quarto produtor de bauxita, atrás da Austrália, Guiné e China; e terceiro produtor de alumina, atrás de China e Austrália”. Ocorre que, mesmo com breve retração desse mercado, em 2020, conforme os números da ABAL, o alumínio é um dos metais mais promissores em termos de retorno de investimentos; sua produção e consumo preveem crescimento acentuado nos próximos anos, seja pela utilização em baterias dos carros elétricos, no segmento da construção civil, nas embalagens e até mesmo em utensílios domésticos. Para conferir maior durabilidade e versatilidade no uso, as indústrias desenvolveram novas tecnologias na busca por texturas e cores diferenciadas, criaram, e estão explorando, novos processos, como o conversor do cromo trivalente e a nanotecnologia, novos segmentos, como os de geração de energia, além de focarem na redução de danos ao meio ambiente – com as ligas verdes, por exemplo -, descarbonizarão, e na melhor gestão de resíduos e efluentes. Quem nos detalham esses fatos são os entrevistados desta matéria especial, diferentes empresas oriundas dos mais diversos segmentos que trabalham com o alumínio, da indústria química à mineração, além da indústria 100% focada em tratamento e pré-tratamento de superfície. Confira, então, as novidades, desafios e expectativas da Adexa, Alar, Atotech do Brasil, CBA, CPA - Corantes e Produtos Químicos Para Alumínio Anodizado, Metal Coat, Novelis e Surtec do Brasil.
Leia 8 entrevistas e conheça os diferentes produtos e novas aplicações que prometem alavancar o setor
ADEXA INDÚSTRIA E COMÉRCIO
Ana Carla Pessutto, Engenheira de Desenvolvimento e Assistência Técnica
“Se faz necessária a revitalização da indústria local de produtos químicos, que não pode, de forma alguma, ficar dependente do estrangeiro”
ALAR PRODUTOS QUÍMICOS
Eliezer Ferraz de Almeida, Gestor Técnico - Comercial
“Hoje somos ainda muito dependentes do mercado da construção civil, existe toda uma gama no mercado industrial, aeronáutico entre outros para ser desenvolvido. Isso demandará toda uma modernização de toda a cadeia produtiva do alumínio”
ATOTECH DO BRASIL GALVANOTÉCNICA
Douglas Bösel, Gerente de Produtos PST/WRC
“O alumínio está sendo muito usado em componentes estruturais do veículo para oferecer redução de peso, visando maior autonomia. Além disso, a bateria para veículos elétricos (BEV) utiliza muito alumínio, em média, 30% do peso do conjunto”\
Nataly Yoshino, Gerente de Inovação e Desenvolvimento de Mercado
“Enxerga-se uma busca maior por novas tonalidades de cores e acabamentos como pinturas, dando o efeito de madeira, entre outras que fogem do padrão que vinham sendo utilizados nos últimos anos (branco, tons pastéis, etc.)”
CPA CORANTES E PRODUTOS QUÍMICOS PARA ALUMÍNIO ANODIZADO
João Ricardo Baptista, Diretor
“A versatilidade do alumínio assim como seus acabamentos e a capacidade de utilização de ligas verdes (com maior conteúdo de material reciclado) ficarão em evidência nos próximos anos”
METAL COAT PRODUTOS QUÍMICOS
Fernando Brasilio da Silveira, Gestor de Negócios Pré-Tratamento
“Se compararmos o Brasil com os demais países europeus e norte-americanos, vejo nosso país em um estágio bastante embrionário quanto ao consumo do alumínio, dessa forma, as possibilidades se multiplicam”
Guilherme Superbia, Gerente de Excelência Comercial e Marketing
“Um dos mercados que mais demanda produtos inovadores é o automotivo. A necessidade de reduzir as emissões de CO2 demanda por maior redução de peso dos veículos, que ocorre através da utilização de materiais mais leves como o alumínio”
SURTEC DO BRASIL
Rafael Guerreiro, Especialista em Projetos de Vendas – MPT e ELP-F
“Observamos que empresas de destaque no segmento anunciaram investimentos expressivos de curto e médio prazos, seja para otimização de processos, aumento da capacidade produtiva e/ou melhoria da competitividade”