icone Linkedinicone Facebookicone Instagramicone youtube

Conheça a área relacionada ao alumínio que a Atotech atua


Especial AlumínioTS 228 12 de março de 2022 | Por: Portal TS

 

Douglas Bösel

Gerente de Produtos PST/WRC

ATOTECH DO BRASIL GALVANOTÉCNICA

 

“O alumínio está sendo muito usado em componentes estruturais do veículo para oferecer redução de peso, visando maior autonomia. Além disso, a bateria para veículos elétricos (BEV) utiliza muito alumínio, em média, 30% do peso do conjunto”

 

 

Qual a grande novidade da sua empresa relacionada ao segmento de alumínio em Tratamento de Superfície? 

As aplicações envolvendo o alumínio se expandiram muito nos últimos anos. A maioria delas é impulsionada por programas de sustentabilidade e redução de peso, especialmente na indústria automotiva. A Atotech é consolidada em pré-tratamento de alumínio há muitos anos, portanto, para garantir a continuidade de atendimento às demandas de desempenho e demais requisitos do mercado, introduzimos um novo processo de conversão de cromo trivalente. O Interlox® 377, lançado em 2020, oferece proteção aprimorada contra corrosão em aplicações de passivação para alumínio em comparação com as gerações anteriores de processos disponíveis no mercado. É também uma excelente camada de proteção contra corrosão em aplicações de pré-tratamento de pintura, oferecendo as mesmas propriedades de um processo de conversão à base de Zr tradicional. Com a introdução do Interlox® 377, pretendemos continuar expandindo nossos negócios em nossos principais segmentos de mercado.

 

“Estamos comprometidos em continuar desenvolvendo e promovendo soluções sustentáveis e economicamente viáveis”

 

Como você enxerga o atual cenário do mercado de alumínio? Quais são os principais desafios e quais os planos de ação para transpô-los? 

Atualmente, há uma tensão em quase todos os aspectos do mercado de tratamento de superfícies, tanto no fornecimento de matérias-primas aos fabricantes quanto aos fornecedores de produtos químicos (especialidades). Como fornecedor de produtos químicos, um aspecto fundamental de nossa cadeia de suprimentos é manter uma infraestrutura ágil que nos permite reagir prontamente a quaisquer influências macroeconômicas. Além disso, nosso objetivo é adquirir e prever com eficiência a demanda dos clientes para garantir que haja um risco limitado de interromper a cadeia de suprimentos. Com os avanços contínuos nos sistemas de TI, podemos monitorar mais de perto esses fatores.

Em qual área relacionada ao alumínio a sua empresa atua? O que representa essa área dentro do negócio da sua empresa? 

Os principais mercados em que encontramos aplicações de alumínio pintado ou passivado; incluem o automotivo (2W e 4W), arquitetura e, em menor grau, linha branca e móveis. No setor automotivo, essa tendência cresceu exponencialmente com a expansão do mercado de veículos elétricos. O alumínio está sendo muito usado em componentes estruturais do veículo para oferecer redução de peso, visando maior autonomia. Além disso, a bateria para veículos elétricos (BEV) utiliza muito alumínio, em média, 30% do peso do conjunto. Ao focar no desenvolvimento e promoção de produtos ambientalmente amigáveis, apoiamos que o objetivo de um futuro sustentável seja alcançável em todos os aspectos da produção para o mercado de veículos elétricos com o uso de produtos Atotech.

Como a pandemia afetou seus negócios? Nesse aspecto, como crê que ocorrerão os anos vindouros? 

No início da pandemia houve uma desaceleração em todas as indústrias, de todo o mundo. Nos primeiros meses também foi difícil projetar quando determinados setores e quais regiões geográficas retomariam as operações comerciais normais. Aproveitamos esse tempo para reavaliar nossa estratégia e portfólio para identificar mercados com oportunidades positivas de crescimento futuro, bem como para abordar problemas comuns em mercados existentes.

Houve alguma escassez de matérias-primas utilizadas com o alumínio? Se sim; como a sua empresa minimizou os impactos desse desafio? 

Nos últimos dois anos, os custos das matérias-primas aumentaram significativamente, portanto, encontrar as fontes certas e os termos comerciais em nível global foi e será um grande desafio. Especialmente porque estamos comprometidos em continuar desenvolvendo e promovendo soluções sustentáveis e economicamente viáveis.

Qual é a projeção de sua empresa para o(s) próximos anos? 

Em nosso grupo de produtos de Tecnologias de Suporte à Pintura – PST há uma forte tendência de muitas indústrias em melhorar sua neutralização de carbono; nossos processos de pré-tratamento de pintura, tratamento de overspray de cabines de pintura e remoção de tinta ajudam os aplicadores a atingir esse objetivo.

 

“Introduzimos um novo processo de conversão de cromo trivalente: o Interlox® 377, lançado em 2020” 

 

Quais são as principais tendências do trabalho com o alumínio? Crê que ainda há o que se desenvolver dentro desse segmento? 

Como mencionado, a principal tendência que vemos no uso de alumínio é em BEV (baterias para veículos elétricos). Dentro do próprio conjunto da bateria, existem vários componentes que são construídos a partir de ligas de alumínio, todos com requisitos variados. Isso inclui a bandeja, caixa e coletores de corrente, entre outros. Outra tendência que cresceu com a expansão dos componentes automotivos de alumínio é a colagem. Usando adesivos de alta resistência, os aplicadores estão colando componentes de alumínio a outras estruturas de alumínio e, em alguns casos, materiais compósitos. Esse é um resultado direto de iniciativas leves para redução do consumo de combustível em motores de combustão interna (ICE) e maior autonomia em BEV. Muitos dos produtos e processos atuais da Atotech são adequados para essas aplicações, enquanto continuamos investindo recursos de desenvolvimento para aprimorar ainda mais nossas capacidades técnicas.

 

“Outra tendência que cresceu com a expansão dos componentes automotivos de alumínio é a colagem”

Notícias relacionadas

Este site usa cookies do Google para fornecer serviços e analisar tráfego.Saiba mais.