icone Linkedinicone Facebookicone Instagramicone youtube

Tendências da SurTec no mercado de Alumínio


TS 228Especial Alumínio 12 de março de 2022 | Por: Portal TS

Rafael Guerreiro

Especialista em Projetos de Vendas – MPT e ELP-F

SURTEC DO BRASIL

“Observamos que empresas de destaque no segmento anunciaram investimentos expressivos de curto e médio prazos, seja para otimização de processos, aumento da capacidade produtiva e/ou melhoria da competitividade”

 

 

Qual a grande novidade da sua empresa relacionada ao segmento de alumínio em Tratamento de Superfície? 

Teremos muitas novidades em 2022! Após o lançamento nacional, realizado no final do ano passado, da nanotecnologia SurTec 643, conversor de camada usado no pré-tratamento para pintura do alumínio, a grande novidade será a nossa linha de produtos para o processo de anodização. Após a aquisição da empresa Italtecno-Itália, ao longo do ano apresentaremos para o mercado a nossa linha completa de produtos para anodização. Aproveito para convidar todos a seguirem nosso canal no LinkedIn, onde as novidades são atualizadas e divulgadas: https://br.linkedin.com/company/surtec-group.

Como você enxerga o atual cenário do mercado de alumínio? Quais são os principais desafios e quais os planos de ação para transpô-los? 

Estamos vendo o cenário atual do mercado com bastante otimismo. Considerando os efeitos causados pela pandemia, os dois últimos anos foram de boa performance no crescimento do mercado. Observamos que empresas de destaque no segmento anunciaram investimentos expressivos de curto e médio prazos, seja para otimização de processos, aumento da capacidade produtiva e/ou melhoria da competitividade. Junto a essas empresas, a SurTec realizou investimentos em áreas estratégicas – das quais podemos destacar a área de Pesquisa & Desenvolvimento, para a qual modernos equipamentos foram adquiridos para o Centro Técnico no Brasil –, e inovadoras tecnologias foram desenvolvidas, alinhadas ao respeito ao meio ambiente e à sustentabilidade. Penso que nosso maior desafio em 2022 será no gerenciamento de aquisição de matérias-primas, que, devido à pandemia, ainda não voltou à normalidade de mercado. Nesse quesito, o departamento de suprimentos vem desempenhando um papel fundamental e estratégico, utilizando nossa força coorporativa global, presente em aproximadamente 60 países. Estamos trabalhando com forte sinergia e coordenação entre as unidades, para melhor compartilhamento das matérias-primas.

Em qual área relacionada ao alumínio a sua empresa atua? O que representa essa área dentro do negócio da sua empresa? 

A SurTec é uma empresa de especialidades químicas de tratamento de superfície anticorrosivo para substratos diversos. O alumínio e suas ligas é um metal extremamente versátil, com excelentes propriedades físico-químicas que vem conquistando destaque para atender futuras e exigentes demandas na área de engenharia. Alinhada a isso, a SurTec está pronta para atender essas novas demandas e exigências técnicas com processos homologados para passivação, pré-tratamento para pintura, anodização e cromação de alumínio, entre outros.

Houve alguma escassez de matérias-primas utilizadas com o alumínio? Se sim; como a sua empresa minimizou os impactos desse desafio? 

Sim, e trabalhamos para remediar aos impactos causados com agilidade, criatividade e muita responsabilidade. Uma das ações internas que nos ajudaram a minimizar esse efeito foi a criação do Projeto de Previsão de Demanda, que proporcionou a antecipação da demanda com melhor assertividade. Isso facilitou muito na negociação junto aos nossos fornecedores, viabilizando a continuidade do atendimento aos nossos colaboradores e parceiros com responsabilidade.

Qual é a projeção de sua empresa para o(s) próximos anos? 

Continuaremos investindo no desenvolvimento de novas tecnologias para tratamento de superfícies – em especial, para o alumínio –, e na inovação para controle de processos. Aproveito para mencionar o nosso Projeto de Digitalização SurTec. Um sistema de monitoramento automático que permite aos nossos clientes controlar os processos de forma prática e eficiente, com melhor acessibilidade e proporcionando redução de gastos, menor consumo de produtos e de água, entre outros benefícios que geram valor aos nossos clientes. Seguiremos nosso cronograma de visão de longo prazo, alinhados aos nossos valores e princípios e nos comprometendo a atender às principais necessidades e expectativas de nossos clientes, contribuindo assim para seu crescimento de forma sustentável.

Quais são as principais tendências do trabalho com o alumínio? Crê que ainda há o que se desenvolver dentro desse segmento? 

As tendências são as melhores e mais promissoras possíveis. Graças às excelentes propriedades físico-químicas e à viabilidade econômica, o uso do alumínio e suas ligas vem sendo empregado com sucesso em diversas áreas. Com uma visão de longo prazo, a tendência será um aumento na utilização e ampliação da sua aplicação em diversas áreas da engenharia. Destaco aqui os segmentos de construção civil, transportes e aeroespacial, que atualmente são tradicionais grandes consumidores de alumínio e já sinalizaram a importância estratégica da aplicação do alumínio na engenharia em um futuro próximo. Diante disso, certamente há muito a ser desenvolvido. Por isso, seguimos atentos às mudanças tecnológicas do mercado, na utilização do alumínio em veículos elétricos e híbridos, nas exigências técnicas cada vez mais restritas e nas tendências de inovação para atender à Indústria 4.0. Temos um posicionamento consolidado de mercado e estamos preparados para atender a essa futura demanda com inovação, responsabilidade e modernas tecnologias certificadas, que atendem as principais normas e referências. Pretendemos aumentar ainda mais a nossa participação no mercado e continuar fomentando o crescimento sustentável de nossos clientes e parceiros. 

“Seguimos atentos às mudanças tecnológicas do mercado, na utilização do alumínio em veículos elétricos e híbridos, nas exigências técnicas cada vez mais restritas e nas tendências de inovação para atender à Indústria 4.0”

Notícias relacionadas

Este site usa cookies do Google para fornecer serviços e analisar tráfego.Saiba mais.