icone Linkedinicone Facebookicone Instagramicone youtube

TS 235


TS 235 16 de maio de 2023 | Por: Ana Carolina Coutinho
TS 235

TS: Atividade indispensável para um futuro sustentável

 

 acesse a edição 235 completa 

 

 

A  indústria de tratamento de superfície carrega um estigma de ser uma atividade altamente poluidora, mas ser vilã é uma denominação que não lhe serve mais, isso se algum dia já lhe coube. A indústria de tratamento de superfície é um segmento que busca, acima de tudo, melhores processos, fontes alternativas à energia, produtos químicos atóxicos, investe pesadamente em tecnologia para tratamento de efluentes e descarbonização, e direciona dinheiro e esforços para alcançar esses objetivos, como se poderá observar ao longo de toda esta edição.

Em nossa Matéria Especial, por exemplo, Anodont; Macdermid Enthone; MKS Atotech; Surtec; SustenTS; Tratho e Umicore pontuam seus principais desafios, ações e investimentos em gestão ambiental.

Já em Entrevista, o Diretor da Micro-Química, Cláudio Hanaoka, mostra como a empresa se reinventou para criar uma cultura de sustentabilidade, incorporando o valor como essencial em todas as áreas da empresa. E a ABNT consagra o tema falando sobre suas certificações ambientais com o seu gerente de certificação, Guy Ladvocat, em Pinga-Fogo. A Prodec, por meio de sua responsável técnica, Camila Santos Rodrigues, detalha seus protocolos de destinação de resíduos, ponto a ponto, em Opinião Executiva.

Detalhes também são apresentados nas Matérias Técnicas da edição, que trazem: Um estudo completo sobre Revestimentos sustentáveis aplicados através dos processos de metalização por aspersão térmica, por Luiz Cláudio de O. Couto; Capabilidade do Processo e Sustentabilidade nos Tratamentos de Superfícies, com a busca pelo equilíbrio de fluxo, pelo Dr. Rolf Jansen; e Jose Luis Gonçalves de Almeida e Gerhard Ett destacam: A Descarbonização da Indústria e da Economia Brasileira. Por fim, Sustentabilidade em revestimentos, de Nilo Martire Neto, atualiza sobre os novos produtos disponíveis no mercado, muito mais tecnológicos e limpos, em Orientação Técnica.

Destaca-se também todo o conhecimento de Roberto Garcia, um dos idealizadores e pesquisadores do Proalcool, com mais de 55 anos de atuação no setor de TS – e estudioso incansável –, em Grandes Profissionais.

Para finalizar a edição, Wilma Ayako T. dos Santos, Vice-diretora Tesoureira da ABTS, traz a atualização tecnológica dos cursos da associação e responde: ‘Treinamento: custo ou investimento?’, em Palavra da ABTS; e Carol Silvestre, em Ponto de Vista, também responde uma pergunta: Inovação e Diversidade: como garantir que não seremos substituídos por máquinas?, tema superatual com a popularização dos chats de inteligência artificial.   

A edição 235 está maravilhosa e não é apenas por trazer esse valoroso conhecimento sobre sustentabilidade, mas, sobretudo, por nos lembrar que somos uma atividade indispensável para um futuro sustentável e ambientalmente responsável.

Até a próxima edição!

 

Ana Carolina Coutinho

editorialb8@gmail.com

Notícias relacionadas

Este site usa cookies do Google para fornecer serviços e analisar tráfego.Saiba mais.