De sua fundação até os dias atuais, os desafios, e conquistas, da ABTS para levar mais conhecimento, treinamento e atualização aos seus associados
Wilma Ayako Taira dos Santos é Vice-Diretora Tesoureira da ABTS
O tema desta edição é Sustentabilidade. Serão discutidos os principais aspectos de uma indústria sustentável, lembrando que sustentabilidade é a busca pelo desenvolvimento sem esgotar os recursos existentes, definição criada pelas Nações Unidas para discutir e propor meios de harmonizar dois objetivos: o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental.
Nós, da indústria de transformação, temos responsabilidade: nossa indústria, para se desenvolver, precisa usar recursos como água, energia, produtos químicos, etc. Nosso grande desafio é conseguir usar bem os recursos e ainda encontrar caminhos para crescer, prosperar e se desenvolver de forma sustentável. Como alcançar tamanha proeza em um momento tão delicado: guerra; pós-pandemia; crise política; crise econômica; crise climática com catástrofes naturais; fake news; Chat GPT?
Ainda estamos tentando nos levantar em busca de reestruturação em meio a tantas adversidades e desafios. Os modelos vigentes até alguns anos atrás já não satisfazem as novas demandas da indústria. Precisamos nos reorganizar e nos instruir, aprender a usar as novas ferramentas que serão guias para viver neste mundo tão inovador, mas com a responsabilidade que a Sustentabilidade do planeta nos impõe.
Nós, da ABTS, entendemos essa ‘dor’ que sentem os nossos associados, empresários e profissionais. Nossa proposta é olhar todo esse conjunto de necessidades com pragmatismo, buscando soluções práticas, discutindo o momento, trocando experiências, ajustando nossos valores e pontos fortes, trabalhando o presente e visando a manutenção de um futuro próspero e sustentável.
O Propósito da Fundação da ABTS
Há 55 anos, a ABTS nasceu, precisamente, da necessidade de se treinar os profissionais para uma demanda explosiva de mercado que não tinha mão de obra capacitada e foi, justamente, dos encontros, palestras e cursos que foi propiciada a formação do profissional de Tratamentos de Superfície e da cadeia de desenvolvimento que presenciamos ao longo desses anos.
Hoje, diante de novos desafios no mercado, a ABTS também está se readequando, e se coloca à disposição para formar um enorme fórum para, juntos, discutirmos os problemas atuais e encontrarmos saídas para que o Brasil possa se tornar, além de o ‘Celeiro do Planeta’, um país lindo, com seus recursos naturais preservados, líder em energias renováveis e desenvolvido, autossuficiente, e pujante também na indústria.
Acreditamos que os valores morais, a consciência ambiental e a capacitação tecnológica serão as principais ferramentas para construção de um futuro ideal.
A ABTS quer fazer parte da virada dessa nova indústria através de novas modalidades de treinamento e de troca de conhecimento.
O gestor moderno é aquele que participa das grandes discussões do momento e que insere seus colaboradores neste mundo tão dinâmico e mutante. Ele deve promover essa interação e engajamento nas associações, grupos de discussão, troca de experiências e treinamentos, independentemente do nível de preparo do profissional no mercado.
Treinamento é um investimento que vai gerar benefício tanto para os colaboradores quanto para a empresa. Segundo o prof. Danilo F. Moura, do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural – INEPAC, “um estudo realizado com 500 executivos de negócios e recursos humanos, de empresas presentes em 17 países, pela consultoria britânica EF Education First, comprova que investir no desenvolvimento de colaboradores dá resultado: as empresas entrevistadas que mais oferecem treinamento são propensas a crescer 5% a mais no ano, em comparação com suas concorrentes. Essa mesma pesquisa aponta que empresas que investem em colaboradores têm 74% mais engajamento”.
Mais conhecimento para mais profissionais
A ABTS sempre foi o grande fórum para essas discussões, para troca de informações e novidades do mercado e, para se adequar ao novo momento, está reformulando todos os cursos, transformando-os em treinamentos digitais com o objetivo de atingir um universo muito maior de profissionais no mercado, e não só brasileiro – pois, de forma virtual, consegue-se atuar em qualquer lugar onde haja internet. Assim, a Associação se adequa, formando profissionais remotamente, sem custos de viagens, hospedagens e perda de tempo nos deslocamentos. A ABTS também está realizando Lives, mensalmente, com diversos temas; e também mantém, bimestralmente, a Revista Tratamento de Superfície digital (Revista TS), além do Portal TS, que atualiza, diariamente, as informações sobre o setor.
No entanto, o ser humano ainda é gregário e necessita da experiência do contato pessoal, que é única. Visando proporcionar esses encontros e torná-los grandiosos momentos de interação, a ABTS mantém – e fortalecerá – o EBRATS - Encontro Brasileiro de Tratamentos de Superfície, agora a cada dois anos, sendo o próximo em setembro de 2024.
Para finalizar, retorna-se à questão do custo, o treinamento é um grande investimento e peça-chave para o desenvolvimento organizacional de uma empresa, visto que o ser humano é o maior capital das organizações. Profissionais precisam se reciclar continuamente e cabe ao gestor promover treinamentos e capacitar seu pessoal para que eles estejam preparados para exercer suas tarefas de forma atualizada, com segurança, satisfação e, assim, contribuir para o sucesso e progresso da empresa.