“Navegar é preciso, viver não é preciso”, já dizia o poeta italiano Petrarca há cerca de 700 anos. Esta frase, popularizada por Fernando Pessoa, simplesmente significa que a navegação é exata, com suas bússolas, astrolábios e outras ferramentas, mas viver não. Quem preveria anos de pandemia, por exemplo? Está aí uma das imprevisibilidades da vida. E quando digo vida, também me refiro às empresas, que tanto têm se esforçado para atuarem em tempos tão complicados. Por isso, esta edição é muito especial, trazendo duas matérias dedicadas ao cenário do mercado atual. A de Capa traz uma pitada de otimismo para o próximo ano, pois mostra como os negócios de seis empresas que trabalham no segmento de cromação e metalização de plásticos se comportaram durante a crise e revela que elas investiram para o próximo ano e já têm recuperado os seus índices pré-pandemia. A outra, escrita por Pedro de Araújo, contextualiza o cenário relacionado aos insumos que, além de escassos, tiveram uma oscilação de preços impactante, principalmente o ácido-sulfurico. Na matéria, é possível ainda acompanhar entrevistas especiais, nas quais algumas companhias revelam como lidaram com essa dinâmica de preços e escassez, mas que também mostram um prognóstico otimista para 2022.
Quem também prevê um futuro melhor, mas agora, na captação de energia, é o entrevistado desta edição, Mauricinho Cunha, executivo da ABB, que fala sobre como o Hidrogênio Verde pode revolucionar a produção de energia.
Em Orientação Técnica voltamos à Cromação, agora em termoplásticos, assunto sobre o qual Alexandre Barbieri detalha alguns pontos importantes. Nas Matérias Técnicas, conheça o Processo Multicolor, uma inovação de cores para o alumínio anodizado, por João I. G. Guimarães; e Galvanização por imersão a quente para o aço utilizado no saneamento, por Renato Cavalcati de A.Tozin e Ricardo Suplicy Goes.
Em Transporte de Produtos Perigosos, Maria dos Anjos Pereira de Matos mostra por que um acidente nesse tipo de transporte não é uma simples colisão, devendo seguir normatização e legislação específicas.
E, acredite, trazemos ainda uma boa notícia relacionada à Covid-19: a sua empresa pode resgatar, tributariamente, valores destinados à compra de material para proteção do Cornavírus, leia em Gestão Tributária.
“Navegar é preciso”, é o título da Palavra da ABTS (também inspirou este Editorial) e traz o primeiro artigo do Diretor Presidente recém-empossado, Reinaldo Lopes, para comandar a associação pelo próximo triênio. A ABTS também se faz presente com seu Informativo, que explica a nova legislação do eSocial SST - em Saúde e Segurança no Trabalho.
E, em Grandes Profissionais, apresentamos Alejandro Rodriguez, da Niquelação Rodriguez, um homem que literalmente cruzou um oceano, vindo das Ilhas Canárias ao Brasil para trabalhar, prosperar, fundar uma indústria, e auxiliar muitas outras famílias nesta jornada. Como se observa em sua história, a vida o surpreendeu. E, assim, voltamos ao nosso título: “Navegar é preciso, viver não é preciso”. Que nossas águas sejam calmas e repletas de peixes!