Gerente de Aplicações e Vendas da empresa global, Diego Hara, fala sobre as inovações e produtos voltados ao mercado brasileiro
Hara: “Os segmentos químicos e de galvanoplastia são agressivos e alguns processos demandam alta temperatura, para eles, temos soluções diferenciadas, com a melhor precisão de mercado e maior vida útil, são tecnologias avançadas para processos mais agressivos”
Atualmente, para qual área a Vaisala está direcionando mais os seus esforços no Brasil? Por quê?
Os mercados com maiores investimentos no Brasil têm sido Ciências da Vida (Farmacêuticas), Data Centers e Alimentícios. São mercados demandantes de confiabilidade, segurança e precisão, onde temos uma excelente aceitação dos nossos produtos. Nossos produtos têm diferenciais técnicos e possuem qualidade robusta, gerando confiabilidade e estabilidade nos processos, com isso, aumentando a produtividade. A Vaisala se sobressai em processos críticos e agressivos, trazendo uma solução eficaz e de longa durabilidade, um exemplo são instrumentos de umidade relativa e temperatura para altas temperatura de processo ou alto percentual de umidade.
Especificamente nos segmentos químicos e de galvanoplastia, quais são as medições que demandam mais atenção? Por quê?
Temos uma grande gama de soluções da Vaisala em relação à umidade. Os segmentos químicos e de galvanoplastia são agressivos e alguns processos demandam alta temperatura, para eles, temos soluções diferenciadas, com a melhor precisão de mercado e maior vida útil, são tecnologias avançadas para processos mais agressivos. Outro exemplo, aplicado na maioria das fábricas, é ar comprimido; temos soluções com grande confiabilidade e maior vida útil dos intrumentos, garantido um ar comprimido monitorado e evitando contaminações por umidade em processos e/ou danos em componentes pneumáticos, evitando paradas não programadas de manutenção e custos com reposição de componentes.
Quais são os produtos de vocês mais indicados para a galvanoplastia e indústria química?
A Vaisala desenvolveu uma família chamada Índigo de Transmissores, são sondas modulares, com precisão diferenciada, aplicável em processos com alta temperatura e com múltiplas variáveis: umidade relativa e temperatura; dióxido de carbono (CO2); vapor de peróxido de hidrogênio; ponto de orvalho e umidade em óleo. Essa linha atende os segmentos com precisão e confiabilidade, além de proporcionar uma grande durabilidade e baixa manutenção.
De maneira geral, qual o carro-chefe da empresa e, em sua opinião, por que o produto tem tamanho reconhecimento do mercado?
Hoje o carro-chefe da Vaisala são os produtos de umidade, conhecidos no mercado pela qualidade, precisão, robustez, durabilidade e confiabilidade. A tecnologia empregada nos produtos nos coloca em destaque no mercado. Estamos trabalhando para difundir as diversas soluções e somos muito conhecidos em processos mais demandantes e críticos, mas temos soluções também para processos não tão críticos, como os de AVAC-R, porém, com a qualidade e confiabilidade Vaisala.
Qual a principal inovação da Vaisala? O que podemos esperar da companhia?
A Vaisala está constantemente investindo em pesquisa e desenvolvimento, faz parte do DNA da empresa. Um dos últimos lançamentos foram os instrumentos de medição para processos de Biogás, com a tecnologia diferenciada do senso Carbocap, que possui leituras de parâmetros através ondas infravermerlho. A Vaisala está fortemente investindo no mercado brasileiro e em pesquisa e desenvolvimento para o lançamento de novos produtos.