Diretor industrial e COO da CROMA, Roberto Bertoli, mostra as diversas práticas já implementadas contra a crise, incluindo redução de turno e jornada, férias, novas práticas de higienização na planta, medição de temperatura dos funcionários, renegociação com fornecedores e muitas outras. Confira.
COO da Croma, Roberto Bertoli
Como você e a sua empresa têm enxergado a situação atual?
Uma crise sem precedentes e que terá consequências muito sérias na vida das pessoas e das empresas. Estamos nos preparando para uma jornada longa, e muito difícil, para tentar preservar ao máximo os salários, empregos e a saúde financeira da empresa. As expectativas de uma retomada mais acelerada da economia vão se tornando mais difíceis na medida em que o prolongamento da quarentena vem se alterando.Quais foram as principais ações implantadas na fábrica para combater a Covid-19?
- Imediatamente colocamos todos que estavam no grupo de risco em quarentena por tempo indeterminado;
- Reforçamos a equipe de limpeza para melhorar a higienização de toda a fábrica, principalmente banheiros, vestiários e refeitório;
- Compramos produto de uso hospitalar para melhor desinfecção de todas estas áreas da empresa, incluindo o administrativo;
- Treinamentos específicos sobre os procedimentos de combate e proteção ao Covid-19 foram e estão frequentemente sendo realizados;
- Fizemos demarcações no piso para informação visual de distanciamento social nos relógios de ponto e entrada do refeitório;
- Instalamos vários dispensers de álcool em gel 70% em todos os setores da operação;
- Compramos termômetro digital para medição de temperatura de todos os colabores e terceiros que entram na Croma – acima de 37°C ficam impedidos de entrar na fábrica;
- Compramos máscaras de tecido para todos os colaboradores e terceiros que trabalham em nossas operações diretas – Este equipamento fará parte dos EPIs que utilizamos, até que a situação de disseminação do vírus esteja sob controle.
Qual o planejamento para minimizar os impactos econômicos dessa fase?
- 60% dos empregados foram colocados em férias e oito da equipe de gestão estão em trabalho no regime home-office;
- Fizemos redução de 25% na jornada e salários de colaboradores com salários acima de R$ 4.000,00, com objetivo de preservar os colaboradores de menor renda;
- Temos aderidos aos programas do Governo no diferimento de impostos e encargos;
- Reduzimos de três para turno único de trabalho com programações muito bem controladas para reduzir custos operacionais;
- Renegociamos os principais contratos de fornecedores de insumos, melhorando custos e prazos de pagamento;
- Outras medidas estão sendo estudadas de acordo com o prolongamento da quarentena.