A empresa LMTerm, de São José dos Campos, em parceria com a italiana Protec, validou, após testes realizados pelo Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que o revestimento PVD ABACO® (AntiBActerial COating), além de ser bactericida, também é eficaz contra o Coronavírus.
O ABACO® pode ser usado para cobrir superfícies metálicas ou não, como maçanetas, metais sanitários, talheres e utensílios domésticos. “Imagine poder apertar o botão do elevador sem se preocupar? Abrir e fechar uma porta ou torneira sem ter medo de se contaminar? A mudança é drástica em termos de tecnologia e proteção. Com isso, a transmissão por contato cruzado pode ser evitada.”
Por conta das propriedades físicas, o ABACO® já era reconhecido como o mais avançado revestimento nanométrico PVD bactericida do mercado. A tecnologia foi testada para ser virucida contra Coronavírus cepa MHV, gênero Betacoronavírus (mesmo gênero e família que SARS-CoV-1, SARS-CoV-2 / COVID19 e MERS). Os testes seguiram a norma internacional ISO-BS ISO 21702: 2019 (primeira edição 2019-05-27).
O acabamento ABACO® também é hipoalergênico e não deixa a estética de lado: tem dureza, alta estabilidade de cor e resistência a arranhões. Pode ser aplicado a metais ferrosos e não ferrosos, polímeros como ABS e policarbonato (após pré-tratamento adequado).
Os filmes finos em PVD e PECVD podem ser para uso decorativo e também funcional. Os processos são inovadores e os equipamentos têm características que permitem soluções técnicas competitivas, baseadas em necessidades específicas da indústria.
A Protec produz na Itália máquinas PVD-PECVD há mais de vinte anos para aplicações na indústria decorativa e técnica. A LMTerm é a representante oficial da empresa na América Latina.