
Mário Sérgio Cortella, um dos mais populares filósofos da atualidade, ilumina com o seu saber os pensamentos um tanto pessimistas desses dias

Menino ainda, todas as vezes nas quais alguma imensa dificuldade nos cercava, tanto nas questões de saúde, quanto nas financeiras, meus pais citavam pensamento especial atribuído a Francisco de Assis: “Um único raio de sol é suficiente para afastar muitas sombras”.
A intenção, claro, não era iludir, fingindo que tudo estava bem; a intenção era regar a esperança, fortalecer os ânimos e preparar com mais vigor o enfrentamento da dificuldade!
As sombras são muitas agora, e nossas agonias ficam mais avivadas; contudo, a procura colaborativa pelo “raio de sol” nos oferece horizonte, ainda difícil, mas, jamais, inconcebível.
Por isso, um outro modo de relembrar a sabedoria do amorosamente indócil Francisco é recorrer ao conselho longevo, e muito anterior a ele, recuperando a certeza de que é “melhor acender uma vela do que amaldiçoar a escuridão” ou, como sinal de serenidade e não de conformidade, entender a profundidade da premissa de que “não há bem que sempre dure e nem mal que nunca se acabe...”
*Texto originalmente enviado pelo prof. Cortella aos colaboradores da Editora Vozes, também publicado na página do filósofo: web.facebook.com/MarioSergioCortella
Imagem retirada da rede social do autor.
Acesse o conteúdo original Publicado na revista Tratamento de Superfície, edição 220, página 50