
QUANDO A NECESSIDADE GERA NEGÓCIOS E CRIA OPORTUNIDADES
Ana Carolina Coutinho
Acesse a edição 245 completa
Hoje, devido à tecnologia inerente aos novos negócios, é fácil identificar empresas que surgiram para atender às necessidades de mercado. O Nubank, por exemplo, foi criado para satisfazer clientes insatisfeitos com a burocracia bancária, enquanto o Airbnb surgiu para oferecer hospedagens mais personalizadas e acessíveis.
Nesse mesmo sentido, mas de uma empresa clássica, podemos recordar a Ford, quando seu fundador teve o desejo de criar um automóvel acessível às massas. Em nosso mercado, um exemplo é a ALAR Produtos Químicos, também criada a partir de uma necessidade de mercado, ainda inexistente no Brasil na época. Essa história interessante você confere em nossa matéria de capa.
Quem também compartilha sua trajetória é a Zincagem Marisa, agora sob a liderança da terceira geração da família Mendoza. Saiba mais em Aplicadores.
Nas matérias técnicas, importantes temas buscam esclarecer o setor sobre a legislação e conformidade legal das embalagens e do transporte de produtos químicos, com o artigo de Walmir Rezende. Já o passo a passo para alcançar a excelência na gestão de áreas contaminadas é abordado por Juliana Mantovani, enquanto Célia R. Tomachuk, Sandra de Jesus B. Travassos e Hélio G. de Melo falam sobre a pátina em aço como alternativa sustentável na prevenção à corrosão.
Trazemos também dicas valiosas para lidar com os desafios de 2025, conforme o especialista e gestor Fernando Morais dos Reis, em Ponto de Vista.
Em jornadas pessoais, a história do diretor da Sapucaia, Juan Luís Maqueda, que assumiu uma empresa em dificuldades financeiras e a transformou em referência de qualidade e inovação, é contada em Grandes Profissionais.
Nos textos institucionais, é fundamental apresentar a perspectiva sobre a nova gestão da Associação Brasileira de Tratamentos de Superfície. Airi Zanini, presidente da gestão 2025-2027, antecipa as estratégias do novo conselho diretor com "Comprometimento e Ação", em Palavra da ABTS. Assim como a chegada de novos membros, também há despedidas: a antiga gestão foi celebrada em uma confraternização que celebrou suas conquistas e formalizou a passagem do bastão. Em Notícias da ABTS, também é destacada a entrega do título de sócio honorário a Rubens Carlos da Silva Filho, em reconhecimento à sua dedicação e contribuição ao setor e à associação.
A edição 245 reflete a força da inovação e do compromisso no setor de tratamentos de superfície. Seja ao contar histórias de empresas que nasceram para atender a demandas ou ao apresentar conteúdos técnicos e institucionais que orientam o mercado, seguimos com o propósito de oferecer informação qualificada, atendendo à necessidade do setor em se atualizar e se desenvolver continuamente. Boa leitura!