Transições, histórias e futuro: A ABTS em foco
Ana Carolina Coutinho
Acesse a edição 244 completa
Inevitável não falar sobre encerramentos de ciclos em um final de ano. Neste 2024, mais especial, muitas coisas aconteceram, e outras importantes irão ocorrer a partir de 2025 na ABTS, incluindo a posse do novo Conselho Diretor, que assume para o próximo triênio sob o comando de Airi Zanini, eleito presidente. Você poderá conferir mais detalhes em Notícias da ABTS, com os cargos e os profissionais que assumirão o compromisso de dar continuidade ao fortalecimento do setor de tratamentos de superfície e atender aos interesses de seus associados.
Despedindo-se, Reinaldo Lopes, atual presidente, faz uma reflexão sobre sua gestão e passa a batuta, desejando Avanços e Novos Horizontes, em Palavra da ABTS. Este ano ainda teve um significado diferente para a associação com a realização do EBRATS, evento de sucesso que atraiu mais de 60 mil visitantes à capital paulista, confirmando o porquê de ser a maior celebração do setor na América Latina. Confira a cobertura completa em Especial.
Esta edição também traz uma jornada pela história da ABTS, com o testemunho de Wady Millen Jr., que atua na associação desde quando ainda era chamada de ABTG, há mais de 50 anos. Confira esta matéria vibrante em Legado. Tradição e contribuição ao segmento também poderão ser lidas em Grandes Profissionais, que conta a trajetória do Sr. José Gianesi Sobrinho, executivo de 92 anos que ainda atua na empresa que fundou, a Nylok; emocionante!
Outras importantes empresas do setor também relatam suas histórias, seus diferenciais e apontam as oportunidades para o futuro. Em nossa Matéria de Capa, por exemplo, a Dileta relata a evolução de seus 60 anos, com desafios, expansão e muita dedicação, anunciando, inclusive, a construção de sua nova sede. Já em Aplicadores, a Galrei detalha a sua trajetória, de sua fundação aos dias atuais e além.
Assuntos fundamentais para os profissionais do setor, as matérias técnicas abordam:
- ‘Processo de fosfatização à baixa temperatura’, por Luis Paulo Ribeiro e Roger Yuji Azuka;
- ‘Uma visão geral da eletrodeposição de cromo trivalente e hexavalente’, de Alan Gardner e Chrissy Pullara;
- ‘Sustentabilidade em processos de camadas de conversão: ações e inovações para uma indústria mais limpa e eficiente’, por Leonardo Fassio.
Encerrando a edição, Ponto de Vista traz a opinião de Maílson da Nóbrega, ex-Ministro da Fazenda, que discorre sobre ‘Os desafios da economia brasileira’. Não são poucos, mas, como o próprio articulista diz: “Sejamos otimistas”.
Desejo a você, à sua família e ao seu trabalho um 2025 promissor, com muita garra e determinação para que seja pleno em conquistas!
Te vejo em 2025, até lá!