icone Linkedinicone Facebookicone Instagramicone youtube

TS 243


14 de setembro de 2024 | Por: Portal TS
TS 243

O tempo voa, o conhecimento permanece

Ana Carolina Coutinho

editorial@portalts.com.br

Acesse a edição 243 completa

 

Finalmente chegou o evento mais aguardado do setor, o EBRATS, que ao longo de suas edições sempre atualizou os profissionais de tratamentos de superfícies sobre as novas tecnologias, preparando o porvir, e criando também novas conexões, novos clientes e novas oportunidades para fazer avançar o segmento.

Lá nos idos de 1980, por exemplo, o evento auxiliou na otimização dos processos de eletrodeposição de metais e na normatização, com normas técnicas que ajudaram a padronizar processos, melhorando a qualidade dos produtos.

Já nos anos de 1990, o foco era a questão ambiental, e os EBRATS daquela década auxiliaram a criar e popularizar tecnologias para o tratamento de efluentes, além de apresentar revestimentos de menor impacto ambiental. A automação começou a ganhar força.

Na década de 2000, o EBRATS atrai países vizinhos e se torna o evento de maior destaque do segmento na América Latina. As edições daqueles anos começaram a apresentar os revestimentos funcionais, e a pesquisa em nanotecnologia passou a ser explorada, mesmo que timidamente. A sustentabilidade ambiental ficou ainda mais forte, com processos que reduzem o consumo de energia e buscam afastar o uso de metais pesados.

De 2010 a 2020, a Indústria 4.0 começa a ser uma questão de sobrevivência para as empresas, e o EBRATS trouxe as primeiras companhias com esse destaque. Revestimentos com nanotecnologia visando autorreparação começaram a ser apresentados. O controle de processos em tempo real se mostrou um grande aliado da qualidade. A evolução de processos sustentáveis, como anodização sem ácidos e banhos eletrolíticos sem cromo, marcou presença.

Como todos sabem, a pandemia trouxe incertezas, logo afastadas pelo sucesso do EBRATS em 2022, que deu novo fôlego ao setor, destacando a integração de tecnologias digitais, como automação e análise de dados, além de tecnologias que reduziam ainda mais o impacto ambiental, com zero resíduos, reforçando a importância do evento como referência para a indústria.

Agora é a vez do 18º EBRATS, que promete ser um marco. Esta edição da revista é muito especial, pois está impressa especialmente para servir de guia durante os quatro dias da feira. Trazemos todas as empresas expositoras, juntamente com suas novidades, a planta detalhada do evento e, claro, informações sobre tudo o que você irá conferir no São Paulo Expo, na capital paulista.

Trazemos também muita informação, com a Palavra da ABTS, de Reinaldo Lopes, Presidente da Associação, e Rubens Carlos S. Filho, Diretor do EBRATS 2024; mais a Palavra do SINDSUPER, com o Presidente Marco Antonio Barbieri. E ainda: EBRATS Trends, com o presente e futuro do setor através das palestras que serão apresentadas; os eventos recentes da ABTS, incluindo a tradicional Feijoada, que comemorou os 56 anos da ABTS junto com o Dia dos Profissionais de Tratamento de Superfícies. Os próximos cursos promovidos pela associação também são destaque. E, Carla Branco, uma das palestrantes do EBRATS 2024, compartilha seu conhecimento sobre ESG, encerrando a edição.

Uma revista feita para o setor, mas principalmente para você! O futuro é aqui e começa agora.

Notícias relacionadas

Este site usa cookies do Google para fornecer serviços e analisar tráfego.Saiba mais.