O tempo voa, o conhecimento permanece
Ana Carolina Coutinho
Acesse a edição 242 completa
O Editorial da edição 241 falava sobre o tempo e foi finalizado com o Enigma da Esfinge: “O que é, o que é? De manhã tem quatro patas; de tarde, tem duas; e de noite, tem três?”. Você descobriu a resposta? É o ser humano! Quando nasce, engatinha (quatro patas); ao crescer, anda sobre suas pernas (duas patas); e, ao envelhecer, utiliza a bengala (três patas!). Aqui também uma alusão à passagem do tempo; e o tempo voa, não é? Veja, estamos na iminência do EBRATS, rapidamente, já se passaram 2 anos desde a última edição e, muito em breve, de 11 a 14 de setembro, na capital paulista, teremos a 18ª edição do evento, onde iremos conferir todas as atualizações em tecnologia e produtos do setor, in loco.
Essa também é a função da Revista Tratamento de Superfície, levar a vocês as principais novidades em revestimentos e galvanoplastia, além de notícias sobre as próprias empresas. Afinal, quem não deseja ter informações suficientes para realizar uma compra segura, de uma empresa crível, dedicada à qualidade e à inovação? Esta edição traz muitas matérias nesse sentido.
Vamos começar pela Capa, com a HI-TEC apresentando sua história de 40 anos de dedicação ao setor. Já em Aplicadores, a Croma Revestimentos também detalha a sua trajetória, mostrando seus desafios e conquistas.
Partindo diretamente para os profissionais que engrandecem o segmento com sua atuação, Grandes Profissionais traz Raul Arcon Grobel, em ‘Sinais do Destino’. Patrícia Preikschat teve sua contribuição ao mercado reconhecida por uma das maiores instituições do setor no mundo, a DGO, alemã, recebendo a láurea ‘DGO 2024’, leia em Prêmios. Trazemos, também, uma pincelada do conhecimento dos mais de 30 anos de atuação de Mauro Paraíso, que ensina um pouco do que aprendeu em Ponto de Vista, em: ‘Pés no chão e cabeça nas nuvens’.
Infelizmente, a notícia que não gostamos de dar: o falecimento do fundador da Niquelação Rodriguez, Sr. Alejandro Rodriguez Hernandez; conheça sua vida e seu legado especial, em Homenagem.
E claro que há as Matérias Técnicas, atualizando você sobre as mais recentes pesquisas relacionadas a TS. A primeira traz um importante estudo de caso com a aplicação do Corrotest, veja em ‘Métodos eletroquímicos para monitoramento da proteção contra a corrosão, Corrotest’, de Rafael Pechi. E a segunda, com o detalhamento dos processos e revestimentos para utilização em alumínio – aplicações, etapas, e certificações –, em ‘Alumínio no Mercado de Tratamento de Superfície’, por Patrícia Silva e Roger Azeka.
Em Palavra da ABTS, o Vice-Diretor Cultural, Carlos de Oliveira Sobrinho, escreve sobre ‘O Desenvolvimento do Mercado de TS’, contextualizando o setor e antecipando as inovações e oportunidades que poderão, e devem, ser exploradas no EBRATS.
Aliás, a nossa próxima edição será impressa, para servir como guia na feira, trazendo mapa com os estandes e todas as novidades dos expositores. Um presente para você! Nós nos encontraremos lá. Até breve!