icone Linkedinicone Facebookicone Instagramicone youtube

TRATHO fala sobre impactos da Covid-19


Especial Covid-19 24 de abril de 2020 | Por: Portal TS
TRATHO fala sobre impactos da Covid-19

Companhia mostra o que tem feito para minimizar os reflexos da pandemia

A TRATHO sempre pautou sua trajetória com ações e atitudes ousadas, por isso não parou de crescer mesmo em tempos mais sombrios da crise econômica - um exemplo foi o investimento massivo em logística e transporte quando o mercado estava retraído. Como todas as companhias do mundo, foi surpreendida com a pandemia, e a Revista Tratamento de Superfície entrou em contato com diretor comercial, Marcelo Rica, para conhecer a conduta da empresa diante deste cenário, antes, impensável. Esta entrevista dá início a uma série especial da RTS sobre os impactos do coronavírus nas companhias do setor com o desejo de divulgar as ações para minimizar reflexos da Covid-19, mas, principalmente, para inspirar esperança com o foco em nos dias melhores que, com certeza, virão! Marcelo Rica, Diretor Comercial da TRATHO Entre os destaques de Rica, ele frisou que analisa a liquidez dos clientes caso a caso, avalia o impacto de suas decisões frente os seus funcionários e que não cria expectativas sobre apoio extra do Governo; confira a seguir.
Como você e sua empresa têm enxergado a situação atual ?
O momento que vivemos é inimaginável, de proporções ainda incalculáveis e que inevitavelmente estabelecerá uma nova ordem econômica, social e cultural, inclusive, novos padrões de relacionamento humano, com revisão de valores, revisitando antigos costumes, e, certamente, exigindo de cada indivíduo, uma reinvenção diante das necessidades que se apresentarão.
Quais foram as principais ações implantadas para combater a Covid-19?
Acatamos as recomendações advindas do lockdown governamental. Apoiamos nossas ações sob uma consultoria de desenvolvimento organizacional de formação antroposófica, flexibilizamos nossa estrutura orgânica no trabalho em home-office e reuniões por videoconconferências. Introduzimos o conceito de banco de horas, criamos um grupo de colaboradores denominado ‘núcleo duro’, para pensarmos juntos todas as ações, e pautamos as nossas decisões, preservando a saúde econômica/financeira da TRATHO, alinhadas à preservação da saúde de nossos colaboradores.
Qual o planejamento para minimizar os impactos econômicos dessa fase?
Reduzimos o ritmo das importações, compras locais e produção de metais e químicos, para adequarmos os estoques reguladores à nova demanda que se apresenta. As prioridades foram reforçar o caixa da empresa, as ações de contenção das despesas e adequar a operação orgânica da TRATHO para absorver o fluxo de atendimento comercial de uma demanda reduzida. Também ajustamos a logística e áreas administrativa e financeira, sem prejuízo nas relações com clientes e fornecedores, e nos posicionamos sensíveis às necessidades de liquidez dos nossos clientes, avaliando caso a caso, e tomando como referência, o histórico e a relação construída com os mesmos.
Quais medidas o Sr. acha que o governo deveria adotar para que a classe empresária sofra menos impactos negativos por conta da quarentena ?
A TRATHO não espera por nenhum apoio ou medidas governamentais para enfrentar esse momento. Entendemos que este esforço deva ser dirigido integralmente às ações assistenciais para a sociedade em suas várias escalas de dependência. Na verdade, não incluímos o Governo dentre nossos stakeholders. Acompanhamos e observamos atentamente as ações dos governos federal, estadual e municipal que, ao nosso ver, apresentam interesses e valores conflitantes, dos quais preferimos nos isentar de qualquer julgamento e/ou expectativa.
Qual a sua mensagem inspiradora de esperança para o mercado?
Compartilho uma que ouvi em uma das nossas reuniões virtuais: “Deus não escolhe os capacitados, capacita os escolhidos” – Albert Einstein. Autor: Da Redação      

Notícias relacionadas

Este site usa cookies do Google para fornecer serviços e analisar tráfego.Saiba mais.