Selos emitidos por laboratório da empresa no Rio Grande do Sul seguem padrões internacionais
Testes da NSF International para materiais usados em sistemas de água potável passam a facilitar a importação e exportação de produtos no Brasil
A NSF International, organização independente, fundada em 1944 para facilitar o desenvolvimento e implementação de normas e certificações de saúde pública que ajudam a proteger alimentos, água, produtos de consumo e o meio ambiente, passa a oferecer no Brasil um serviço único para testagens de fabricantes, materiais e componentes utilizados em sistemas de água potável. Seguindo os padrões NSF/ANSI/CAN 61, as testagens da NSF estabelecem controles de saúde de sistemas de distribuição de água e são aceitos em diversos países, incluindo Estados Unidos e Canadá, o que minimiza a quantidade de testes que os fabricantes precisam para expandir seus negócios globalmente e dentro Brasil, onde a legislação passou recentemente a contemplar padrões internacionais.
“Estamos felizes em apoiar empresas brasileiras na expansão de suas operações e na exportação para outros países, oferecendo uma avaliação imparcial e consistente de que seus produtos atendem aos principais requisitos regulatórios empregados ao redor do mundo, garantindo negociações mais simples e credibilidade para a marca”, celebra o diretor da divisão de Águas para América Latina da NSF, Marcos Bensoussan.
A certificação é emitida pelos laboratórios da NSF International, incluindo a unidade em Viamão, no Rio Grande do Sul, que mantém requisitos internos de alto nível e é monitorado pela CGREC/Inmetro em Boas Práticas de Laboratório – BPL, o que garante testes confiáveis e resultados seguros. Além disso, conta com a capacidade de conduzir testes na região e com um time local que fala português, o que facilita os processos de compliance e testagem dos fabricantes brasileiros.
“Vale lembrar que o papel da NSF vai além de expandir as fronteiras das empresas químicas, desempenhando uma importante função ao garantir a qualidade da água para consumo humano e a saúde da população que a consome”, reflete o executivo. “Empresas que atestam que seus produtos de tratamento de água atendem aos padrões vigentes ajudam os usuários finais a ter certeza de um abastecimento de água mais seguro”, completa.
A Embaixada e os Consulados dos Estados Unidos no Brasil apoiam as mudanças que permitem que o NSF/ANSI/CAN 61 seja aceito no país, facilitando a entrada dos fabricantes locais em um mercado global, o que, por sua vez, ajuda a NSF a seguir cumprindo sua missão de proteger e melhorar a saúde das pessoas globalmente.
As listas de produtos certificados e registrados pela NSF são consultadas diariamente pela indústria de tratamento de água e por agências reguladoras, sendo referência de qualidade no mundo inteiro.
NSF International
A NSF International fornece avaliações de risco, testes, inspeção e serviços de certificação para a indústria de água, da fonte à torneira. A NSF facilitou o desenvolvimento das Normas Nacionais Americanas para todos os materiais e produtos que tratam ou entram em contato com a água potável para ajudar a proteger a saúde pública e o meio ambiente e minimizar os efeitos adversos à saúde. Em 1990, a U.S. EPA substituiu seu próprio programa de consultoria de produtos de água potável pelos padrões da NSF.