icone Linkedinicone Facebookicone Instagramicone youtube

“Temos que inovar e trabalhar”

Eneias Martins, da Zincagem Martins, tem uma trajetória de vida singular que transborda em suas realizações profissionais

TS 223Grandes Profissionais 23 de março de 2021 | Por: Redação TS
“Temos que inovar e trabalhar”

Eneias Martins, da Zincagem Martins, tem uma trajetória de vida singular que transborda em suas realizações profissionais 

 

O profissional escolhido para figurar nesta edição tem uma história de vida singular que, por mais desafios que se apresentaram, criaram bases que o levaram a valorizar a família e a estrutura como porto seguro para suas realizações. 

Nascido em Guarantã, interior de São Paulo, órfão de mãe, Eneias Martins, inicialmente foi criado com parentes maternos. Na ocasião, seu pai tinha que trabalhar e educar os 3 filhos sozinho, pois a esposa havia falecido no parto do quarto filho quando o Eneias tinha apenas 3 anos. Com a infância passando, foi estudar em colégio interno, Escola Industrial Fernando Costa de Lins, onde aprendeu muita disciplina e responsabilidade. “A vida foi tomando forma, meu pai casou e me presenteou com mais dois irmãos”, conta. 

 

Na adolescência, com muita timidez, veio morar em São Paulo na casa de um parente, onde conseguiu seu primeiro emprego e não demorou muito a ingressar no ramo de tratamento superficial. Logo no primeiro ano na cidade, Eneias Martins iniciou sua carreira em grandes empresas, mas foi na Arteb, onde realmente adquiriu experiência sobre o mercado de Tratamento de Superfície, nascendo, ali, a vontade ter seu próprio negócio. Ainda na Arteb, foi dando os primeiros passos para abertura de sua própria companhia. A oportunidade apareceu e, com a parceria de um irmão, fundou a empresa Zincagem Martins, em 1979, em um galpão de 100 m2, em São Bernardo do Campo; região da Grande São Paulo.

Sua empresa nasceu como familiar e assim o é até os dias de hoje. “Sobre a ótica da vida pessoal e profissional, sempre tive muita disposição para o trabalho e meus três filhos, desde pequenos, sempre trabalharam comigo. Esse fato até hoje me fortalece” orgulha-se.

Mas voltemos um pouco no tempo... 

Na época, com 28 anos e pai de família, se desdobrou para trabalhar na Arteb e na pequena empresa. Foi um período curto de conciliação entre dois trabalhos, pois a sua indústria mudou para Diadema logo nos primeiros meses de atuação. E foi em Diadema, cidade também circundante a São Paulo, que a empresa se consolidou. 

São mais de quatro décadas de mercado da Zincagem Martins; o maior desafio desses anos, porém, tem nome sobrenome: Crise Econômica de 2008. “De todos os desafios, abertura de empresa, crise mundial, a que mais adquiri crescimento, sem dúvida foi a crise de 2008. Mas, em todos os tempos de ‘crise’, nunca perdi a fé em Deus de que dias melhores viriam e nunca desanimei”, explica.

E por que ele não escolheu a pandemia, tendo em vista, essa realidade jamais imaginada? Ele explica de forma prática: “A pandemia veio para acelerar alguns processos que já aconteciam em nossa empresa e claro, fortalecer a indústria 4.0. Tão logo as vacinas vão chegar e tudo voltará ao normal”, destaca, demonstrando um olhar de fato otimista, de quem vê o lado bom e segue em frente. “Sou muito otimista e acredito no Brasil, criei meus filhos com o mesmo ideal. Não podemos desanimar, temos que inovar e trabalhar”, acrescenta.

A área de atuação da empresa é direcionada, principalmente, ao mercado automotivo. Para Martins, um setor bastante dinâmico que o faz estar atento às inovações. “Com ajuda dos meus filhos, principalmente nos últimos 10 anos, investimos fortemente para implantar sistemas, linhas automáticas e tecnologia para atender todas as demandas do mercado. Sempre com boas parcerias e colaboradores ao nosso lado”.

O executivo acredita que por mais dificuldades que possam existir, o mercado está em constante desenvolvimento. “Enxergo o setor de tratamento de superfície no Brasil, e em maneira geral, bem promissor. O mercado de automóvel é dinâmico e sempre haverá serviço para quem trabalha”, ele também destaca a principal tendência no segmento automotivo: “Sem dúvida é o processo de zinco níquel e todo leque de selantes”, enfatiza.

Além, da Zincagem Martins, Eneias também tem levado sua experiência para explorar outros ramos de atividade. “Hoje vivo no meu sitio no interior de São Paulo, tenho hábitos saudáveis, não tenho vícios e curto a simplicidade. Atualmente, invisto parte meu tempo na empresa que fundei recentemente com minha esposa, de plantação e distribuição de tomates”, surpreende, e finaliza: “A vida simples e o contato com a natureza me inspiram”. 

 

Notícias relacionadas

Este site usa cookies do Google para fornecer serviços e analisar tráfego.Saiba mais.