Diversas instituições brasileiras de pesquisa científica e tecnológica contribuíram no desenvolvimento de tecnologia de qualidade, adaptada às demandas locais, para enfrentamento da pandemia. O IPT está entre elas. Foi acionado pelo Governo de SP para dar suporte técnico a esforços contra a Covid-19.
Em vídeo recém-lançado, o IPT reúne depoimentos de pesquisadores e empresas que participaram, ativamente, dos 35 projetos que deram frutos e produziram benefícios para a sociedade. Muitos deles vieram para ficar.
Segundo a diretora-presidente do IPT, Flavia Motta, o sentido de urgência marcou cada demanda técnica em função da Covid-19. “No ano passado, quando começou a pandemia, o IPT foi instigado de diferentes formas. Falavam ‘faltam ventiladores (pulmonares) em hospitais, ou, como tomar decisões sobre a circulação de pessoas’.” As respostas, contadas no vídeo, foram construídas em torno de três eixos norteadores: proteção social, competitividade e inovação.
Pode-se constatar, por exemplo, que os estudos técnicos do IPT permitiram reduzir, mitigar a contaminação pelo novo coronavírus no transporte de massa ao longo de 2020 em metrô, ônibus, trens e aviões no estado de São Paulo. Parcela importante da população usuária desses serviços foi poupada de contaminação, o que permitiu uma economia da ordem de 568,7 milhões de reais, desconsiderando gastos com UTI.
Estima-se que 46 milhões de pessoas foram beneficiadas. O total dos serviços técnicos especializados doados pelo IPT à sociedade foi da ordem de nove milhões de reais.
Foram despendidas aproximadamente 32.000 horas de equipes do IPT em cerca de 1.850 atendimentos a 130 empresas. Envolveram-se 94 profissionais, entre técnicos e pesquisadores, para aprovação de nove projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação em diferentes setores da indústria nacional. Mais de três milhões de reais foram obtidos por meio de projetos e outros 2,3 milhões de reais em aportes do Governo do Estado de São Paulo.
Estes e outros dados constam do plano “Ações Emergenciais IPT Covid-19”, que integra o “Plano de Metas 2020-2022” do governo paulista.
Assista agora: YOUTUBE