TECHNOTHERM
Cristiano Antonio Bonzanino, Diretor da Technotherm “Estamos atuando de forma a deixar nossos equipamentos cada vez mais eficientes”
“Entregar soluções customizadas, com eficiência e aproveitamento das fontes de energia”
Fale-nos um pouco sobre a sua empresa: em qual segmento do setor de PINTURA a sua empresa atua?
Estamos entre os maiores fabricantes de equipamentos para tratamentos superficiais e pinturas do Brasil, atuando nos mais diversos segmentos da indústria nacional e internacional. Estamos presentes na vida da maioria das pessoas ao redor do mundo, dando cores, beleza, valorizando produtos, fazendo parte da realização de muitos sonhos. Citaremos a seguir alguns exemplos de nossa atuação: quando os pais são abençoados com a vida de um filho, e compram o carrinho de bebê, estamos lá; quando a criança ganha sua bicicleta, estamos lá; quando o jovem adquire sua motocicleta ou seu carro, estamos lá; quando um agricultor consegue seu trator e implemento para cultivar a terra e poder produzir alimentos, estamos lá; quando fazemos uso de ônibus, trens, aviões, metros, estamos lá; quando fazemos uso da energia elétrica, estamos lá, presentes nos equipamentos de geração e transmissão; ou seja, fazemos parte da vida de muitas pessoas e, por isso, fazemos com muita dedicação e empenho, para que tudo seja o mais perfeito possível. Atuamos na fabricação de:
* Linhas para tratamentos superficiais mecânico ou químico por imersão ou aspersão, automáticas ou manuais, contínuas ou estacionárias;
* Linhas de pintura para tintas líquidas ou em pó, que podem ser contínuas ou estacionárias, automáticas ou manuais, robotizadas ou não;
* Linhas de pintura E-Coat (KTL), por imersão contínua ou por lotes em cestos;
* Sistemas de transporte, aéreos, de piso, especiais, manuais, automáticos, entre outros.
No sentido da pergunta anterior, qual a grande novidade da sua empresa nesse segmento?
Estamos atuando de forma a deixar nossos equipamentos cada vez mais eficientes, aproveitando ao máximo as fontes de energia, gerando rendimento e sendo ecologicamente corretos. Seguem alguns exemplos: estamos trabalhando em sistemas para reaproveitamento de calor e redução da fonte de energia utilizada (gás GLP, gás natural, vapor, energia elétrica, etc.) para aquecimento de nossas estufas, que já oferecem um rendimento diferenciado, ou seja, produz mais consumindo menos. Para pinturas com tintas em pó, desenvolvemos sistemas para reaproveitamento quase que total e troca rápida de cores, onde conseguimos fazer a alteração de cor em um tempo médio de 5 a 10 minutos, sem a utilização de sistemas que geram perdas constantes e significativas de tinta. No caso das estufas contínuas, utilizadas para polimerização de tintas em pó, desenvolvemos um sistema que permite a cura de cores diferentes, simultaneamente, sem gerar contaminações.
Thecnotherm possui diferentes tipos de linha para atender às diferentes necessidades de seus clientes
E dentro da sua empresa, em especial, qual a grande novidade? Quais foram os principais investimentos recentemente realizados?
Estruturalmente, melhoramos nosso parque fabril com máquinas modernas, econômicas e eficientes, para redução dos custos de fabricação e preservação das fontes energéticas. A Technotherm foi certificada com o sistema de gestão NBR ISO 9001:2015, que atesta sua eficiência nos processos de fabricação, proporcionando qualidade e satisfação de nossos clientes.
Qual o grande potencial do mercado de pintura para 2023? Por quê?
Continuamos acreditando num mercado que ainda tem muito para crescer e continuar melhorando. Vemos grandes possibilidades de crescimento tendo em vista que o perfil dos clientes tem evoluído para procura de produtos que sejam desenvolvidos de acordo com sua necessidade, preocupados com economia dos insumos (tintas, energia elétrica, gás, entre outros), pois é o que realmente importa no custo do produto final, pois os equipamentos de pintura, o bem em si, é um investimento muito baixo se levado em conta sua durabilidade, que chega a ser de mais de 20 anos. A Technotherm é o ‘alfaiate’ dos equipamentos para tratamentos superficiais e pinturas porque nos preocupamos em desenvolver o equipamento analisando profundamente o processo como um todo; não utilizamos produtos de prateleira, nos preocupamos com as cargas, temperaturas, tipos de materiais e outras variáveis que possam influenciar nos dimensionamentos dos equipamentos. Por esse motivo continuamos a nos consolidar no mercado nacional e internacional.
E qual é o principal desafio atual do segmento em que a sua empresa atua e o da Pintura em geral? Por quê
O principal desafio do segmento é nossa missão: ‘Entregar soluções customizadas em equipamentos para tratamentos superficiais e pinturas, com eficiência e aproveitamento das fontes de energia, promovendo preservação do meio ambiente e saúde para os usuários, gerando confiança e tranquilidade a nossos clientes colaboradores e fornecedores’. E os desafios da pintura são continuar evoluindo na redução dos tempos e temperaturas, de forma que se possa produzir mais rápido e com redução das fontes energéticas, além de continuar reduzindo a poluição.