Foto UUV : Câmara intemperismo por luz Ultravioleta
Principais métodos de ensaio e equipamentos para a simulação acelerada do intemperismo Solar causado nas tintas e plásticos. Como avaliar a durabilidade e a qualidade de um produto.
Ensaios de Intemperismo Solar
O Sol provoca importantes danos às tintas e pinturas. Os raios solares são capazes de interferirem diretamente nas estruturas dos materiais poliméricos. Desbotamentos e rachaduras são observações frequentes em tintas pouco preparados para este agravante. Também a longa exposição causa graves danos de degradação a estrutura e perda de resistência mecânica.
Figura: Detalhamento do espectro da radiação Solar
Os ensaios de intemperismo solar controlam a umidade, a temperatura e a intensidade luminosa no interior das câmaras simulando o mais próximo do real o stress sofrido pela superficie de uma tinta..
Peças que serão submetidas à exposição direta as radiações solares podem ser mais bem avaliadas por meio dos ensaios de intemperismo.
Os métodos utilizados em ordem crescente são:
- Câmara com simulação por Luz Arco Carbono.
- Câmara com simulação por Luz Metal Halide.
- Câmara com simulação por Luz Arco Xenônio.
- Câmara com simulação por Luz Fluorescente UV (UV-A ou UV-B)
Sendo que os dois principais métodos mais utilizados são: Por luz de UV ou por luz de Xenôn. O ensaio por UV é mais agressivo e rápido (Exemplo ASTM G 154). O ensaio com a luz de Xenôn melhor reproduz a correlação com intemperismo natural (exemplo ASTM G-155).
Ensaios de Intemperismo Solar por luz Ultravioleta ( UV ).
Em ensaios de intemperismo por UV, os ciclos de irradiação e umidade saturada são alternados ao longo do teste. A luz UV pode ser do tipo UV-B ou UV-A conforme o tipo de lâmpada utilizada. Alternam-se as fases de simulação quente e ensolarado com as fases do calor úmido. Faz-se assim um ataque por “hidrólise” do material plástico acelerando o envelhecimento das amostras, reproduzindo resultados que levariam meses e até anos para ocorrer.
Figura: Indicação da Câmara de exposição de ensaio UV com as lâmpadas de irradiação e os suportes para placas
Ensaios de Intemperismo Solar por luz de Xênon.
Já os ensaios realizados com a luz de xênon são muito importantes porque melhor simulam o espectro da luz solar. São realizados em câmaras de ensaios que controlam a intensidade da radiação, temperatura de corpo negro, e o fator da água por umidade, imersão ou spray de água, com a finalidade de reproduzir a chuva que cai sobre as peças, causam os efeitos mais frequentes que podem ser a mudança de coloração, no caso das pinturas, surgimento de rachaduras ou quebras pelo revestimento e ainda a ocorrência de bolhas pela superfície.
Figura: Exemplo de equipamento de ensaios de simulação Solar com lâmpadas de Xênon
11 4161.1077