Saint Paul Escola de Negócios apresenta seu relatório anual sobre a perspectiva de confiança dos executivos de finanças na economia brasileira realizado em parceria com o Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças de São Paulo (IBEF-SP). Investimentos em TI continuam em alta. Baixe a pesquisa completa
Autor: Da Redação
O Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças de São Paulo (IBEF-SP) e a Saint Paul Escola de Negócios apresentam a toda a comunidade de executivos de finanças e à sociedade brasileira o Índice de Confiança do CFO, o iCFO, em seu segundo ano de realização.
O relatório tem objetivo de apresentar à sociedade a perspectiva de confiança dos executivos de finanças na economia brasileira, nos setores produtivos da economia e no desempenho esperado para suas organizações.
Alguns highlights da pesquisa são:
- O iCFO referente ao 4º trimestre de 2019 ficou no patamar de 132,8 pontos (ante os 128,6 pontos no trimestre anterior), dentro de uma escala que varia de 20 a 180, sendo 100 a neutralidade quanto à confiança dos CFOs. Portanto, verifica-se um crescimento do otimismo, assim como foi observado entre o segundo e o terceiro trimestres de 2019.
- No que se refere às preocupações dos CFOs no 4º trimestre de 2019, as principais foram a demanda do mercado interno, a competitividade e atuação da concorrência, o custo da mão-de-obra e a estrutura tributária. Em conjunto, esses fatores somam uma importância de 52,5% dentre os 15 fatores indicados.
- Com relação aos investimentos previstos para os próximos doze meses, a principal categoria de destino continua sendo o Investimento em TI, com 28,9% de participação no volume total de investimentos, um aumento de 3,1 p.p, frente aos 25,8% de participação no 3º trimestre de 2019. A questão tecnológica segue como prioridade de investimento nos últimos trimestres.