O Ácido Crômico distribuído pela TRATHO tem origem e história.
O Ácido Crômico Bayer AG sempre foi referência global de qualidade.
Quando a Bayer passou a se concentrar no segmento de saúde as plantas de produção da matéria-prima foram adquiridas pela Lanxess Energizing Chemistry.
Ácido Crômico Brochem (Lanxess) - Chuveiro
Agora, esse legado de qualidade e tecnologia vem com a marca Brochem, do Grupo Brother, sediado na África do Sul, que produz o mesmo Ácido Crômico nas instalações que eram da Bayer. Por isso, quando o assunto for Ácido Crômico, pode ter certeza: Se é Brother, é Bom!
O Ácido Crômico é o nome dado às soluções aquosas do Trióxido de Cromo, composto inorgânico de fórmula CrO3, tendo um peso molecular de 99,99 g/mol, densidade de 2,7 g/cm³ e ponto de fusão de 197°C.
Na sua forma anidra é um sólido de coloração marrom escura avermelhada, podendo se apresentar na forma de escamas, ervilhas ou cristais.
Cristais
Tubos - imagem ilustrativa
O Ácido Crômico produzido pela Brochem tem como diferencial sua característica física em cristais, que resulta na sua rápida dissolução quando adicionado aos banhos galvânicos e resistência à poeira durante o manuseio, atendendo aos requisitos de segurança ocupacional.
Na homologação do produto foi realizada uma análise em laboratório externo (Falcão Bauer – vide abaixo), como também testes de eficiência em mandril.
Sua validade (shelf life) é superior à de outros produtos encontrados no mercado, com 24 meses de validade, conforme tabela do comparativo.
Aplicações
Seu principal campo de aplicação é em galvanoplastia, na deposição eletrolítica de Cromo, tanto para fins decorativos como técnicos.
No caso da aplicação decorativa é depositada uma fina película de Cromo sobre um revestimento de Níquel, conferindo um agradável aspecto de tonalidade branca azulada, de alta reflectância e excelente resistência anticorrosiva.
Exemplos de aplicações decorativas de Cromo são: metais sanitários (torneiras, sifões, ralos), ferragens (maçanetas, dobradiças, puxadores), componentes automotivos (para-choques, maçanetas, rodas, escapamentos), aramados (fruteiras, gôndolas, cabides, prateleiras), móveis tubulares e cromeação de plástico (ABS).
No caso de aplicações técnicas é o denominado Cromo Duro, onde são depositadas camadas de grande espessura, com alta dureza e resistência à abrasão, aplicando-se diretamente sobre o material base.
Exemplos de aplicação de Cromo Duro são: peças de máquinas, moldes, ferramentas, eixos, virabrequins, mancais e cilindros de rotogravura.
O Ácido Crômico e utilizado também nas indústrias do vidro, cerâmica, curtume e como oxidante em síntese orgânica.
A TRATHO importa e distribui o Ácido Crômico Brochem em tambores de 25 kg. Para o melhor negócio com esta e outras matérias-primas, consulte a TRATHO.
Para mais informações, fale com o departamento comercial da TRATHO no tel.: 11 2500-3190 ou pelo site www.tratho.com.br