Como foi para a Deltec, em linhas gerais, o ano de 2022?
Em 2022 tivemos um ano bastante acelerado em diversos campos. Em se tratando do volume de negócios, vários aspectos foram impulsionadores e indutores para uma forte retomada, como dar foco principalmente às feiras/exposições (principalmente Feimec e Ebrats), ter a oportunidade de estar com o mercado de maneira física, e também receber leads de todo Brasil e América latina, para conversar sobre projetos futuros, novas tecnologias e investimentos. É fato que as oportunidades que as feiras de exposição criam são muito importantes e significantes para qualquer negócio e, ficamos satisfeitos com a nossa participação e os frutos dela.
Atualmente, a Deltec conta com 8 escritórios comerciais no Brasil e América Latina, o que permite atender de maneira presencial nossos clientes em prazos de até 48 horas, em qualquer lugar do Brasil. Isso significa uma resposta rápida no desenvolvimento de novos projetos, buscar soluções aos problemas reais de nossos clientes, atendimento personalizado, etc. Essa capilaridade comercial faz parte dos nossos pilares estratégicos, e nos últimos 5 anos trabalhando muito fortemente desta forma, o resultado são máquinas sendo entregues nos 4 cantos do Brasil, e forte atuação na América Latina nos últimos 2 anos.
Nosso crescimento nos últimos 5 anos foi de 161% em volume de negócios, o que nos gerou uma necessidade de reinvestimento muito alta na estrutura operacional e na estrutura física. Sempre tivemos o claro entendimento de que as pessoas eram nosso maior patrimônio, e buscamos no mercado para fazer frente ao nosso crescimento profissional com grandes experiências, para nos conduzir com solidez para este novo patamar.
Os investimentos em estrutura física se fizeram necessários e, com nossas operações em 2022 divididas em 3 fábricas, agora em 2023, trabalhamos fortemente na centralização destas operações em nossa nova planta de Valinhos/SP, visando mais eficiência e competitividade.
Todos os clientes que visitarem nossa operação em Valinhos/SP, terão a convicção que a estrutura operacional e física está compatível com a presença da Deltec no mercado.
Da esquerda para a direita Marlon Griesang, Diretor Comercial e José Fernando Palaro, Diretor Presidente
Em se tratando de mercado, como você avalia a atuação da Deltec? As eleições e a Copa do Mundo tiveram alguma interferência?
A Deltec está com uma atuação muito forte nos mercados de linha continua de pintura, seja com tecnologias mais simples de movimentação como monorail, bem como em soluções mais complexas como birail e power&free. As linhas continuas são tanto para pintura liquida como pintura a pó, com soluções altamente customizadas para o segmento industrial. Nossa atuação se dá em experiencias compartilhadas entre clientes que compartilham nosso trabalho com futuros clientes, onde a base do trabalho é projeto no papel, entretanto e obviamente, os clientes tem a oportunidade de trocar as experiências.
Eleições e Copa do Mundo sempre atrapalham um pouco o ritmo dos negócios. Em 2022, o acumulo dos dois eventos se deu basicamente no 4T22 (quarto trimestre de 2022), e fechamos nosso volume de negócios acima de 2021, o que foi satisfatório e nos permitiu dar passos em 2022 que ficarão marcados na história da Deltec.
Quais são as expectativas e objetivos da Deltec para 2023?
Para 2023, um ano de bastante incertezas para a economia, nosso leadtime dos projetos na área comercial permanecem altos. Entre entender a necessidade, fazer o projeto e concretizar a sua venda, temos um ciclo comercial de 3-6 meses, o que significa que, o que vendemos hoje, é fruto de um trabalho já feito e, por este motivo, acreditamos muito no 1T23 e 2T23.
Quanto ao desempenho do ano, acreditamos que dependerá muito da política fiscal do novo governo e a responsabilidade com a contas públicas. Não podemos voltar a ter um período de instabilidade inflacionária, que é um ponto que conseguimos controlar muito bem em 2022.
Em nossa estrutura física teremos um ano aonde a centralização irá trazer muita evolução da "porta pra dentro", com “um mundo” de possibilidades no que tange produção lean e programas de melhoria contínua em nossa fábrica. Não podemos esquecer de que a Deltec é totalmente verticalizada. Quanto ao time, iremos reforçar o trabalho das pessoas, melhorando a gestão com colaboradores autônomos e com liberdade de decisão. Somos a empresa no segmento que busca as melhores práticas de gestão e governança, e iremos a fundo nestes temas.
Sobre tecnologias, estamos com novos desenvolvimentos na área de robótica e movimentação. Já temos novidades em termos de movimentação, esse é o benefício de trabalhar em parceria com empresas líderes em seus segmentos na Europa. Muita coisa boa vem por aí, e o mercado será impactado pela Deltec de maneira muito forte em 2023.