
Hoje, dia 18 de junho, se comemora a data que celebra o profissional da Química. Foi criada para comemorar a publicação da lei que regulamentava a profissão na década de 1950.
Era um tempo áureo para o Brasil, o otimismo reinava com o novo presidente, Juscelino Kubitschek, que instituía o plano que nos levaria às alturas, com os seus ‘Cinquenta Anos em Cinco’. Foi em seu ano inaugural de governo, no dia 18 de junho de 1956, que foi promulgada a ‘Lei Mater dos Químicos’ (clique aqui para acessá-la).
Por meio dela, a profissão foi regulamentada e foi estabelecida a criação do Conselho Federal de Química – CFQ e os Conselhos Regionais De Química – CRQ-IV.
A lei valorizou a profissão, mas principalmente os seus executores, responsáveis por evoluções que ditam não só o progresso da ciência, ou, claro do setor de Tratamento de Superfície, mas sim o de toda a Humanidade!
Parabéns Químicos e obrigado!
Você sabia que o Alfred Nobel (1833-1896), sim, aquele do prêmio, era um químico? Inventor da borracha sintética, sua maior criação, porém, foi a dinamite. De tão arrependido, pediu em testamento – destinando grande parte de sua fortuna para tal – que criassem uma fundação em seu nome para premiar os grandes desenvolvimentos científicos e reconhecer as grandes ações humanitárias e intelectuais que auxiliassem no progresso da humanidade: era a criação do Prêmio Nobel. Foi a maneira que encontrou para se redimir.
Para saber mais
Confira todas as notícias sobre a Indústria Química publicadas pela B8 comunicação, clicando aqui: Indústria QuímicaVocê Sabia?
