Conversamos com Nivaldo Falcare, CEO da Falcare, sobre o ‘Antes, Durante e o Depois da Pandemia’, para a edição 226 da Revista TS. Acompanhe.
“Transformação de lavador de cabina de pintura úmida para seco, na Jonh Deere”
Quais são as principais novidades relacionadas à sua empresa?
Nossas novidades estão voltadas às cabinas de pintura a seco e transportadores. Estamos direcionando mais esforços nas automotivas e nas áreas de agroindústrias e máquinas da linha amarela.
Qual foi a estratégia adotada durante a pandemia?
Nossa estratégia foi de ficar pouco tempo em homeoffice e continuar os trabalhos que tínhamos em andamento, e nos que poderiam virar pedidos.
Para a Falcare, quais são as principais tendências em:
• Processos:
Existe uma grande tendência em utilizar nanotecnologia, assim como a utilização de automação para pintura, tanto líquida como a pó.
• Equipamentos:
Na área de pintura, as cabinas a seco vêm aumentando com vários tipos de filtros de mercado sendo utilizados em diversos lugares, onde analisamos caso a caso para ver a melhor solução para cada aplicação. Também temos feito alguns trabalhos onde modificamos as cabinas, que antes tinham seus lavadores úmidos, para filtros secos na exaustão.
• Tintas:
Existem várias alternativas novas, tanto na área automotiva quanto na área da indústria, sendo que as tintas e-coat estão sendo mais procuradas, fazendo com que os fabricantes procurem inovar mais – tanto no que diz respeito a temperatura de trabalho como em sua composição para cura com menos tempo e com menor temperatura de cura. Já na parte automotiva, os processos de tri wet ou primer less estão sempre inovando. Também estamos trabalhando em conjunto com um fornecedor para repintura automotiva onde está sendo usado a nanotecnologia para que partes riscadas se recomponham sem necessidade de repintar [ver matéria de capa desta edição – n.e.]. Ainda está em fase de desenvolvimento e a Falcare está participando indiretamente desse novo desenvolvimento.
• Tecnologia:
Na área de transportadores, estão aparecendo novos tipos, tanto aéreo quanto de piso, e, principalmente, objetivando diminuir riscos de ergonomia.
E, em especial sobre a sua companhia, como essas áreas estão se desenvolvendo? Estamos sempre focando em soluções que atendam as novas tecnologias e processos. Atualmente, a Falcare adquiriu um software que é novidade no mercado, onde conseguimos colocar virtualmente todos os equipamentos e parte elétrica/automação e ele simula. Além de produção, ele também consegue detectar se existe algum problema no software da instalação/automação, assim como interferências, reduzindo problemas que antes eram somente detectados quando na fase de startup.
Falando além da pandemia; qual é e qual será o maior desafio do setor?
Falando atualmente, o maior desafio está nos materiais empregados em nossos equipamentos (tanto os eletrônicos como o aço), pois a falta de cumprimento dos prazos para entrega dos mesmos atrapalham, e muito, a condição de nós mesmo cumprirmos com os nossos prazos de entrega. Ano passado, durante a pandemia, foi um dos nossos melhores anos de faturamento e neste ano já ultrapassamos a nossa previsão. Esperamos que os itens acima descritos não interfiram em nossa projeção para o ano que vem.
“Atualmente, a Falcare adquiriu um software que é novidade no mercado, onde conseguimos colocar virtualmente todos os equipamentos e parte elétrica/automação e ele simula”
Acesse a Matéria Especial de Pintura na íntegra, publicada na Edição 226 da revista Tratamento de Superfície.