Plataforma de permutas é novo instrumento para micro e pequenos empresários
Freepik
Parceria do Sebrae com a plataforma de permutas multilaterais XporY.com para oferecer novas soluções de negociações e modelo de negócio para micro e pequenos empresários de São Paulo.
Atendimento pode ser feito em escritórios regionais, central de atendimento, Sebrae Aqui e portal da entidade
A busca por soluções e alternativas para micro e pequenas empresas afetadas pela pandemia ou que buscam diversificar seus negócios tem mobilizado empresas e instituições a desenvolverem parcerias. Uma delas foi concretizada neste ano entre o Sebrae-SP e a plataforma de permutas multilaterais XporY.com, que proporciona novo modelo de negócios para empreendedores, profissionais liberais e empresários por meio da economia colaborativa baseada em trocas.
De acordo com o consultor de soluções digitais do Sebrae-SP, Guilherme Amato, os interessados em usar a XporY.com como ferramenta para alavancar seus negócios podem usar quatro caminhos: escritórios regionais, central de atendimento, Sebrae Aqui e o portal do Sebrae. “Os colaboradores de todos esses canais que atendem os clientes na ponta foram capacitados para auxiliar e indicar o serviço oferecido pela XporY.com”, destaca Amato.
Além de poder entrar em contato com essa alternativa por meio de 33 escritórios regionais distribuídos em todo o território paulista e por meio da central de atendimento, os interessados também podem entrar em contato através do projeto Sebrae Aqui, principalmente aqueles que não vivem em cidades que contam com um escritório regional. “Esses locais funcionam como postos de atendimento ao consumidor, disponíveis em cidades menores e para dar orientações técnicas básicas e indicações de produtos e serviços para micro e pequenas empresas por meio de parcerias com prefeituras e associações comerciais”, explica Amato.
Outro canal disponível para os micro e pequenos empresários são os sites www.permuta.sebraesp.com.br e o www.conecta.sebraesp.com.br. De acordo com o sócio-fundador da XporY.com, Rafael Barbosa, qualquer empresa ou profissional liberal pode se cadastrar gratuitamente na plataforma de permutas, oferecer seus produtos e serviços e negociar com os mais de 10 mil usuários do sistema em todo País. “Após fechar o negócio, o permutante recebe créditos para adquirir qualquer outro produto cadastrado sem o uso de dinheiro. Somente na hora de consumir é que o permutante paga uma pequena taxa de 10% em real sobre o valor da compra”, detalha Barbosa.