icone Linkedinicone Facebookicone Instagramicone youtube

O presidente do Grupo Marpa explica como a propriedade industrial pode gerar lucros


Gestão Tributária 08 de junho de 2021 | Por: Portal TS
O presidente do Grupo Marpa explica como a propriedade industrial pode gerar lucros
Presidente do Grupo Marpa, Valdomiro Soares 
Divulgação Grupo Marpa 

"Quando bem investida, pode gerar lucros no futuro", afirma presidente do Grupo Marpa sobre propriedade intelectual

Valdomiro Soares afirma que é preciso unir todos os setores de uma empresa para que haja sincronia em todos os níveis, além de buscar profissionais especializados na área de PI

Concentrar todos os esforços de uma empresa para trabalhar na proteção da propriedade intelectual (PI), um bem valioso para quem quer crescer economicamente. É o que defende o presidente do Grupo Marpa - Marcas, Patentes e Gestão Tributária, Valdomiro Soares. Para ele, unir todos os setores, além do jurídico, que é o que mais atua especificamente na área de marcas e patentes, se faz necessário para que haja investimentos na proteção de uma PI. “Quando bem investida, uma propriedade intelectual pode gerar lucros no futuro, o que também gera uma vantagem competitiva no mercado”, diz.

Valdomiro afirma que, com todos os setores trabalhando juntos, a empresa consegue elaborar um plano estratégico, fazendo com que haja sincronia em todos os níveis, desde a geração dos chamados “ativos intangíveis”, como a marca, softwares, feitos pela equipe de desenvolvimento, até a exploração e a execução da propriedade intelectual. Como exemplo de PI, o presidente Valdomiro Soares traz o caso das vacinas contra a Covid-19. “Este caso tem a ver com negociação de PI através de licenciamento, onde podemos observar a transferência de tecnologia e acordos de cooperação, nos casos da Fiocruz e do Instituto Butantan, gerando benefícios aos inventores, titulares de direito e à população”, ressalta.

Para o presidente, uma gestão eficaz de propriedade intelectual vai além do registro no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Valdomiro reforça que, para que a empresa, além de ser bem sucedida, tenha um futuro promissor, é necessário “administrar e proteger todo e qualquer elemento que possa ter uma potencial vantagem competitiva”, além de montar um plano estratégico e buscar profissionais na área de PI para acompanhar o processo, desde a criação até a execução do projeto.

Mais notícias

1
Feliz 2025

Feliz 2025

31 de dezembro de 2024

Notícias relacionadas

Este site usa cookies do Google para fornecer serviços e analisar tráfego.Saiba mais.