O filme A lista de Schindler, de Steven Spielberg, retrata a história real de um homem que salvou centenas de judeus da Alemanha nazista. O filme é em preto e branco, mas, em determinada parte, aparece uma criança, com um casaco vermelho, andando entre as dezenas de pessoas que continuavam em preto e branco. A cena é impactante e até hoje é discutida sobre o que representa (veja a cena aqui), tudo por causa de uma cor. As cores despertam sentimentos, criam obras-primas da Natureza e das artes, e também transformam objetos. Na indústria, além de serem usadas com a finalidade decorativa, também protegem as peças, oferecendo maior durabilidade e utilidade. Além disso, é um segmento que desenvolve a pesquisa e a ciência procurando por novos processos, aplicações, equipamentos e menos agressão ambiental. É uma indústria grande que gera milhares de empregos, forte também aqui no Brasil, como demonstra a empresa que é o destaque desta edição: a Deltec.
Especializada em equipamentos para tratamento de superfície e indústria, a Deltec cresceu e, assim, também acelerou o desenvolvimento de todo o setor, como você poderá ler em nossa matéria de Capa.
Explicando ainda mais como está se comportando o mercado de pintura atualmente, nosso Especial traz Cetec, CPA, Croma, Fischer, Iridium, Labrits, Ometto, Techmetal, Technoterm e TPI detalhando a sua visão sobre o mercado. Ainda sobre pintura, a Matéria Técnica traz ‘Metalização e Metalização + Pintura = Proteção Anticorrosiva Eficiente’, de Luiz Cláudio de Oliveira Couto.
Empresas globais também estão presentes nesta edição. A PPG, por exemplo, está representada pela sua nova Gerente Geral para América Latina Sul e Diretora Global de Tintas em Pó, da divisão de Tintas Industriais, Marizeth Carvalho, que ilustra a Entrevista. Aliás, em Ponto de Vista, Robson Braga de Andrade, presidente da Confederação Nacional da Indústria - CNI, escreve sobre ‘A força das mulheres na indústria’. Além de Marizeth, da PPG, temos muitas outras mulheres representando o segmento de TS no país, um outro exemplo, que faço questão de destacar, é a de nossa publisher, Elisabeth Pastuszek, que há mais de 30 anos colabora no desenvolvimento do setor compartilhando conhecimento e informação! Parabéns para as mulheres, e também para os homens! Grandes Profissionais, por exemplo, traz as seis décadas de atuação de Hanns Langer em galvanoplastia: “O maior aprendizado foi que todo dia que passa, você aprende algo novo, colocando a ‘barriga no tanque’”. Já Pedro de Araújo, outro experiente executivo do setor, conta a história completa da Célula de Hull, em Orientação Técnica. Carlos Alberto Franco, há 20 anos atuando na Umicore, explica a mentalidade de crescimento e a utilização do ‘Grow mindset’, em Opinião Executiva. E, trazendo a visão de outra companhia global, Diego Hara, da Vaisala, explica a tecnologia de medição da empresa aplicada à galvanoplastia, em Pinga-fogo. Por fim, o Diretor-Cultural da ABTS, Antonio Carlos de Oliveira Sobrinho, que tem mais de quarenta anos de experiência em tratamento de superfície, escreve sobre ‘O conhecimento como meio de satisfação pessoal e profissional’, em Palavra da ABTS.
Como se pode observar, a edição 234 está incrível, repleta de profissionais e empresas que fazem de nosso segmento um ambiente mais sustentável e próspero. E apenas para concluir a ideia inicial deste texto, a menina colorida, para mim, simboliza a atrocidade do holocausto, com o seu casaco vermelho, mas também a vida e a esperança, sendo ela uma criança, a única pessoa com cor! Cor é vida.
Até a próxima.