icone Linkedinicone Facebookicone Instagramicone youtube

Novidades da Metal Coat


Especial PlásticosTS 227 09 de janeiro de 2022 | Por: Portal TS
Novidades da Metal Coat

“A Metal Coat acredita no crescimento do segmento para os próximos anos”

 

metal coat

Douglas de Brito Bandeira
Gerente Comercial
 
 
metal coat

 

Como o mercado de cromação de plásticos vem se comportando nos últimos anos? 

Muitas consultas para cromo trivalente, brilhante ou acetinado e condições especiais para melhorar a resistência à corrosão são solicitações comuns para as empresas que necessitam desses tipos de acabamento.

Como a pandemia afetou seus negócios? O setor já recuperou os níveis anteriores à crise? 

A pandemia afetou e vem afetando o mercado por conta de preços voláteis de diferentes matérias-primas (acreditamos em normalização em alguns meses), aumento de custos de embalagem, transporte (principalmente nas importações) e o desaparecimento de componentes – o que atrapalha o ciclo de produção em alguns setores. De uma forma ou de outra, o mercado está ativo, porém, mais difícil que o normal de ser entendido e absorvido em tempo hábil.

Houve alguma escassez de matérias-primas utilizadas? Se sim, como se dará a estabilização? 

Como mencionamos, custos, preços e disponibilidade de materiais estão em foco para evitar inconvenientes. A normalização vai ocorrer em curto espaço de tempo para cada produto conforme entra no ciclo de ‘falta - aumento de preço - reabastecimento - queda de preço’, mas essa onda de instabilidade variada de preços ainda pode perdurar por um período mais longo, e a maioria dos preços dificilmente retorna ao valor original, por isso seguimos discutindo material por material quase todos os dias, e a reserva de produtos estratégicos tem que ser mantida em atenção redobrada.

Nesse sentido houve algum tipo de repasse ao seu consumidor? Como as mudanças foram recebidas pelo mercado?

Impossível não envolver os clientes neste ciclo complicado do mercado. Muitos produtos amargam queda de margem mas, enquanto perdurar esta insegurança com relação à pandemia, com a política de uma forma geral, e outras incógnitas de mercado, temos que buscar negociações que deixem fornecedor e cliente em situação aceitável.

Quais são as principais novidades relacionadas ao processo de cromação de plásticos, especialmente aquelas relacionadas à sua empresa?

Estamos trazendo tecnologias para melhorar desempenho e controle dos acabamentos de cromação de ABS, principalmente quanto às solicitações da Indústria automotiva, aeroespacial e de construção civil. São processos à base de cromo trivalente e também camadas intermediárias de níquel, com objetivos de conferir controle mais fácil da linha e resultados que atinjam aos requerimentos quanto a resistência à corrosão e aspecto final.

 

“Estamos trazendo tecnologias para melhorar desempenho e controle dos acabamentos de cromação”

 

Qual é a projeção de sua empresa para o segmento?

A Metal Coat acredita no crescimento do segmento para os próximos anos, principalmente se não houver grande variação no valor de nossa moeda em relação ao dólar e ao euro. 

Como está a capacidade produtiva de sua empresa especificamente desse processo? 

Temos um excelente balanceamento de faturamento entre nossas linhas de produto e esse processo colabora com uma parcela promissora, mas não está sozinho, nós projetamos crescimento e variações de outros segmentos também. Mas, em resumo, pelo que concluímos, a tendência desses acabamentos (cromação, metalização e pintura de plásticos) é de crescer em participação nas nossas vendas.

Qual a diferença do impacto da cromação, da metalização e da pintura de plástico no meio ambiente, entre si e frente a outros tipos de processos? Quais são as tendências nesse sentido?

Impacto em qualquer um dos processos existe. Seja pela própria base, que é um plástico, ou em nosso caso específico, que se traduz à escolha de tecnologias mais simples, principalmente quanto à manutenção e ao controle de efluentes.

Qual é o futuro dos processos relacionados à cromação de plásticos? 

Com certeza, muito há para se desenvolver nessa linha, pelo próprio material que é o ABS e pela linha de tratamento, principalmente com relação aos materiais oxidantes que dão início ao tratamento químico do plástico (cromo ou permanganato), e também aos intermediários, que deixam a superfície adequada à eletrodeposição, mas muito há também tratamentos complementares ou alternativos em implantação e pesquisa, como por exemplo o verniz eletroforético com cura UV.

 

“A Metal Coat acredita no crescimento do segmento para os próximos anos”

 

Acesse a revista Tratamento de Superfície edição 227

Notícias relacionadas

Este site usa cookies do Google para fornecer serviços e analisar tráfego.Saiba mais.