Um dos últimos lançamentos da SurTec é a nova geração de pré-tratamento para perfis de alumínio, linha que, entre suas inovações, é um produto nanotecnológico. Quais as vantagens da nanotecnologia aplicada a pré-tratamento de superfícies?
Nos últimos anos a SurTec vem investindo constantemente em Pesquisa & Desenvolvimento e inovadoras tecnologias de camadas nanométricas vêm sendo constantemente apresentadas ao mercado. Na linha para pré-tratamento para perfis de alumínio, após o sucesso mundial da nanotecnologia SurTec 650, como melhor alternativa e opção de técnica do mercado para a substituição aos antigos e perigosos processos base cromo hexavalente, agora a empresa está trazendo ao mercado nacional a nanotecnologia SurTec 643, livre de cromo. As vantagens das tecnologias de camadas nanométricas são diversas, podendo ser destacada, principalmente, a questão ambiental alinhada à sustentabilidade e a alta eficiência técnica, atendendo com facilidade as normas e referências de mercado relativas à corrosão filiforme e adesão da tinta, além de possuir um baixo custo de processo no tratamento dos perfis de alumínio.
Quais os diferenciais da tecnologia utilizada no SurTec 643 em comparação com outros processos?
Diversas outras nanotecnologias com diferentes bases podem ser encontradas no mercado. O SurTec 643 foi desenvolvido em sinergia entre as áreas de P&D e Engenharia de Aplicação, a fim de atender aos principais gaps, falhas e dificuldades técnicas das nanotecnologias convencionais disponíveis no mercado. Como resultado, chegamos a uma inovadora nanotecnologia, que confere uma melhor distribuição de camada, estabilidade de processo, melhor resistência a corrosão e adesão à tinta. Atualmente certificado pela Qualicoat, o SurTec 643 vem proporcionando excelentes resultados e proporcionando adição de valor aos nossos clientes.
Como foi a pesquisa e investimentos direcionados para chegar ao produto final do SurTec 643. Nesse sentido quais foram os grandes desafios?
A ideia original era desenvolver um produto inovador e, para isso, era preciso resolver as principais falhas e dificuldades enfrentadas pelo mercado, seja em sua aplicação, eficiência técnica ou custo-benefício. Desta forma, o investimento foi necessário e audacioso, rigorosos testes foram realizados com o auxílio de modernos equipamentos do Centro Técnico da SurTec na Alemanha. Nosso grande desafio foi encontrar matérias-primas específicas e modernas que pudessem ser utilizadas para promover os resultados esperados.
Ainda sobre essa nova geração de produtos, quantos modelos estão previstos para a nova geração?
No campo de aplicação para pré-tratamento de metais, a SurTec vem se consolidando cada vez mais no mercado como especialista em tecnologias de camadas nanométricas. Atualmente, além das nanotecnologias para substratos de alumínio e ligas, contamos em nosso portifólio com produtos específicos para substratos de aço, magnésio, zinco e ligas, podendo ser utilizados em diferentes aplicações nos segmentos como: construção civil, aeroespacial, automotivo e linha branca.
Dentre as aplicações, além dos processos para perfis de alumínio, destacamos processos homologados para rodas automotivas e componentes aeroespaciais. A fim de atender às exigências técnicas cada vez mais restritas de mercado, respeito ao meio ambiente e saúde operacional, a previsão é que possamos substituir gradativamente aplicações tradicionais por tecnologias de camadas nanométricas.
Quais os planos para que a nanotecnologia seja inserida em outras linhas de produtos da SurTec? (Há um cronograma de lançamentos com esta tecnologia?)
Sim, estamos seguindo um cronograma de visão de longo prazo e, com muita responsabilidade, estamos trabalhando em algumas aplicações para a introdução de processos de camadas nanométricas como alternativa aos processos de fosfatização em diferentes frentes de aplicação. Em breve, teremos excelentes novidades para anunciar ao mercado.
O que o mercado precisa saber sobre a SurTec que ele talvez desconheça?
A SurTec é uma empresa pertencente ao Grupo Freudenberg, fundado há mais de 170 anos. A Freudenberg é um grupo de tecnologia global com 12 grupos de negócios ativos atualmente, desenvolvendo tecnologias de ponta, produtos e serviços para mais de 40 mercados. Forte inovação, intensa orientação ao cliente, diversidade, espírito de equipe e criatividade são os principais pilares da empresa.
Estamos sempre comprometidos com o atendimento e parcerias com nossos clientes, na excelência e desenvolvimento de cerca de 48.000 funcionários e presentes em quase 60 países em todo o mundo.
No Brasil, nossa unidade fabril está localizada em Valinhos (SP), onde contamos com o Centro Técnico dotado com equipamentos laboratoriais de última geração e altamente participativo no mercado.
Como a pandemia impactou nos negócios da empresa? Quais as projeções da companhia para o fim deste período?
É preciso dizer que não há dúvidas sobre o impacto da pandemia em todo o mercado de trabalho. Lamentavelmente, a pandemia aconteceu e estamos trabalhando para remediar os impactos causados com agilidade, criatividade e muita responsabilidade aos nossos colaboradores e parceiros. Tivemos que ser ágeis na adaptação às novas regras de funcionamento, em que foram tomadas medidas de distanciamento, de higienização, reuniões virtuais com plataformas corporativas e trabalhos remotos (home office), entre outras ações. Trabalhamos com criatividade para solucionar os problemas causados pela pandemia, podendo ser citadas ações internas como o Projeto de Previsão de Demanda, para minimizar os problemas de falta de matérias-primas e continuar a atender às demandas de nossos clientes com responsabilidade.
Apesar de todos os desafios, o ano de 2021 foi de crescimento em vendas e a projeção para esse ano é manter o ritmo. Para isso, continuaremos trabalhando para fazer novos acordos comerciais e projetos de vendas.
Quais as grandes novidades da SurTec para 2022?
Temos muitas novidades para 2022! Certamente, é um ano que promete e estamos ansiosos para apresentar ao mercado de perfis de alumínio nossa linha completa para processos de pré-tratamento para pintura e anodização. Após a aquisição da empresa Italtecno-Itália, consolidada no ano passado, teremos grandes novidades em nossa linha de produtos para anodização.Além disso, vale destacar nosso Projeto Digitalização do Processo SurTec. Alinhado à nossa visão de longo prazo, e buscando acompanhar as tendências da Indústria 4.0, é um sistema de monitoramento automático que permite aos nossos clientes controlar os processos de forma prática e eficiente, com melhor acessibilidade, proporcionando redução de gastos, menor consumo de produtos e de água, entre outros benefícios que geram valor aos nossos clientes.
Convido todos a seguirem nosso canal no Linkedin, onde as novidades são atualizadas e divulgadas: surtec-group