Na sexta-feira (25) realiza-se a cerimônia de posse de Liedi Légi Bariani Bernucci no cargo de diretora-presidente do IPT. Participam do evento o governador João Doria e a secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Patricia Ellen.
Doutora em Engenharia de Transportes pela Escola Politécnica da USP, onde é professora titular, Liedi atuou na chefia de departamento e foi a primeira diretora da instituição. Também é membro do Conselho Superior da Fapesp e do Conselho de Administração do IPT.
Desde o primeiro encontro virtual com profissionais do IPT, ao lado da Diretoria que passa a integrar, a nova diretora-presidente manifestou compromisso com a geração de tecnologias de valor para a sociedade. Enfatizou a multidisciplinaridade, ponto forte na atuação das equipes técnicas do Instituto.
Para Liedi, o desafio está posto e há disposição de sobra para enfrentá-lo. “Meu olhar vai primeiro para a sociedade interna ao IPT e como ela pode atender a externa, melhorando a tecnologia que impacta processos, empresas e o dia a dia das pessoas. Sempre, é claro, olhando para a sustentabilidade. Não dá para dissociar sociedade e meio ambiente.”
Liedi aponta a conexão entre tecnologia e inovação. “O IPT cumpre um papel extraordinário na área tecnológica, de modo abrangente, prestando serviços tradicionais mas, sempre que possível, inovando em processos e mesmo com ideias disruptivas. Temos que estudar para crescer ainda mais, apoiar os setores público e privado da melhor forma. Ajudando a mitigar problemas e com uma governança ética, transparente e sempre aberta ao diálogo.”
A diretora-presidente Liedi Bernucci é graduada em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da USP (1981), com mestrado em Engenharia Geotécnica e doutorado em Engenharia de Transportes, ambos pela USP. Foi chefe do Departamento de Engenharia de Transportes, vice-diretora e diretora da Escola Politécnica. Atua na área de Infraestrutura de transportes em vias urbanas, rodovias, aeroportos e ferrovias.
É autora do livro ‘Pavimentação Asfáltica: Formação Básica para Engenheiros’, juntamente com Laura M.G. Motta, Jorge A P Ceratti e Jorge B. Soares. Publicou mais de 200 trabalhos ao longo da carreira. Além da atuação nos conselhos Superior da FAPESP e de Administração do IPT, participa de diversas associações de Engenharia e grupos de trabalhos de normalização nacionais (ABNT) e internacionais (RILEM).
A nova Diretoria – Liedi Bernucci, diretora-presidente; Flavia Motta, diretora Financeira e Administrativa; Adriano Marim, diretor de Operações; Claudia Teixeira, diretora de Inovação e Negócios; Alessandro Rizzato, diretor do IPT Open.
IPT – Departamento de Imprensa
Tel. 11 3767.4720