icone Linkedinicone Facebookicone Instagramicone youtube

“Nosso claro objetivo é sermos o principal fornecedor de sistemas de galvanização sustentáveis”


“Nosso claro objetivo é sermos o principal fornecedor de sistemas de galvanização sustentáveis”

MKS ATOTECH DO BRASIL

 

Milton Silveira, Diretor de Negócios

 

Fale-nos um pouco sobre a sua empresa: em qual segmento ela atua? Quais as principais novidades, de maneira geral?

Em agosto de 2022 foi concluída a compra da Atotech e nos tornamos uma marca da MKS Instruments. A aquisição da Atotech permite à MKS acelerar seus passos na busca das futuras gerações de dispositivos eletrônicos avançados. Combinando capacidade de liderança em lasers, óptica, movimento e, agora, processos químicos, a MKS está preparada para ser líder na próxima fronteira de miniaturização e complexidade: otimizando o InterconnectSM, possibilitando significativa mudança da eletrônica avançada de próxima geração. A liderança da Atotech em tratamento de superfície funcionais e decorativos ampliará a oferta de produtos da MKS para aplicações industriais e aumentará nosso alcance de mercado. Com a incorporação da Atotech, a MKS ampliou seu portfólio ao incluir tecnologias dedicadas aos processos de tratamento de superfície, incluindo produtos químicos, equipamentos, software e serviços para atender a diferentes mercados como o de smartphones e eletroeletrônicos, infraestrutura de comunicação, automotivo, maquinário pesado e eletrodomésticos. Investimos US$ 241 milhões em Pesquisa e Desenvolvimento, o que nos permite oferecer produtos mais inovadores e sustentáveis, que combinamos com nossa presença global em mais de 40 países, e nossa exclusiva rede de TechCenters nos permite oferecer produtos pioneiros e suporte ao cliente – tornando-nos um parceiro valioso para os muitos setores que atendemos.

 

Em termos de sustentabilidade e cuidados com o meio ambiente, quais são os diferenciais da sua empresa?

Como uma empresa de tecnologia química, a sustentabilidade é parte integrante de nossa atividade, principalmente no impacto que nosso negócio gera no meio ambiente e na sociedade. Embora os requisitos regulatórios difiram entre as regiões geográficas, optamos por aplicar as estruturas mais ambiciosas em todos os mercados que operamos a marca MKS Atotech. Alguns destaques de nossos negócios: em 2022, 52% dos projetos de P&D foram dedicados à produção sustentável. Entre 2015 e 2021, reduzimos em 15% as emissões de carbono em nossas operações. No Brasil, a nossa frota utiliza apenas etanol, reduzindo significativamente as emissões de CO2, além disso, incentivamos entre os funcionários a redução de consumo de energia e água, com programas de conscientização. Na área de produção, adotamos métodos de preparação dos equipamentos e fabricação que reduzem a quantidade de efluentes gerados. Em 2022-2023, trocamos 7.000 m² de telhado, de forma a eliminar 100% do amianto na área fabril e preparar para a instalação de placas fotovoltaicas, que irão reduzir ainda mais o consumo de energia. Vamos intensificar nosso programa de sustentabilidade, principalmente na descarbonização. Estamos trabalhando para definir ambiciosas e transparentes metas sobre os principais tópicos de sustentabilidade, e relataremos nosso progresso, enquanto identificamos oportunidades para expandir nosso Programa de Sustentabilidade.

 

Pensando em sustentabilidade, qual a grande novidade da sua empresa?

Em todas as nossas linhas de produtos, oferecemos tecnologias sustentáveis. Exemplos são a introdução de processos inovadores em revestimentos decorativos e funcionais. Em nossa linha de camadas resistentes à abrasão, na área de cromo duro, fomos a primeira empresa a introduzir no mercado o cromo duro trivalente - BluCr®. Recentemente, lançamos nossa linha de supressores de névoa isentos de PFAS/Flúor - FUMALOCK®. Na área de níquel químico, acabamos de lançar um processo que trabalha com menor temperatura que as tecnologias convencionais, 75°C – NICHEM® MP 75, além de processos isentos de Pb/Cd, estabilizadores isentos de metais pesados, dentre outras melhorias. Em revestimentos resistentes à corrosão, oferecemos os eletrólitos de zinco ácido – famílias Zylite® Eco e Zylite® Plu.  Os passivadores de zinco e zinco liga – Ecotri® e Tridur® – foram desenvolvidos para trabalhar em temperatura ambiente. Outro exemplo em revestimentos contra corrosão são as soluções em Zink Flake com aplicação de camada única – Zintek® One HP. Já em processos decorativos e metalização de plásticos, focamos na completa substituição do cromo hexavalente, com a ampla família de processos TriChrome®. Hoje, oferecemos uma sequência de processo totalmente livre de Cr (VI) e PFAS. Além disso, desenvolvemos o novo banho de cobre ácido Cupracid® UP 600. Na parte que confere o pré-tratamento e preparação das superfícies, renovamos todo nosso portfólio de processos da família UniClean®, substituindo 100% das moléculas de NPE. Além disso, introduzimos o processo de desplaque de gancheiras eletrolítico totalmente livre de amônia Unistrip Rackstrip AF. Nas tecnologias de suporte à pintura, o foco é total na redução das emissões de carbono, com nossa família de desengraxantes de baixa temperatura de operação (<45°C) e longa vida útil (> 5 vezes os convencionais) – UniPrep®. Já nos processos de conversão de camada - Interlox® são todos isentos de fósforo, cromo hexavalente e demais substâncias regulamentadas, contando com uma versão livre de ácido nítrico. Temos também nossa linha de desplacantes de pintura ambientalmente amigáveis – Master Remover®, isentos de solventes clorados e fenólicos. Nosso princípio orientador visa garantir a melhoria de processos ou equipamentos anteriormente usados, considerando menor utilização de substâncias tóxicas ou CMR, redução de resíduos e tratamento de águas residuais, redução de emissões, energia e de água, bem como fazendo uso eficiente de matérias-primas.

 

Sua empresa possui algum certificado ambiental?

Ainda na década de 1990, a Atotech foi uma das primeiras empresas do Brasil a ser certificada de acordo com as Normas de Qualidade, Meio Ambiente e Segurança e Saúde, formando o Sistema Integrado de Gestão. Todas as plantas de produção e TechCenters da Atotech, em todo o mundo, são projetados com altas especificações para garantir a segurança de nossos funcionários, das comunidades em que trabalhamos e para proteger o meio ambiente. Todas as nossas unidades fabris são certificadas externamente no padrão ISO 9001 Quality Management System, e também obtiveram o padrão ISO 14001 para integração de Práticas de Gestão Ambiental e as certificações ISO 45001 do Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional. Temos uma robusta estrutura política em vigor, que forma a base de nossas operações. Nossos sistemas de gestão de saúde, segurança, meio ambiente e qualidade são revisados regularmente para sempre garantir o melhor desempenho. Por meio de nossa marca Atotech, nosso claro objetivo é sermos o principal fornecedor de sistemas de galvanização sustentáveis, e fizemos da sustentabilidade um fator-chave de nossa estratégia de P&D. O informativo ESG, da Atotech, fornece relevantes pontos de dados, incluindo oportunidades por meio da inovação. É suportado por nossos relatórios de acordo com os padrões SASB. Estamos comprometidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis das Nações Unidas (SDGs) e definimos as áreas da qual acreditamos que podemos contribuir com uma mudança positiva.

 

Como você avalia que a busca por produtos, produções e fábricas mais ecológicas pode impactar financeiramente na companhia e no mercado?

Ajudar nossos clientes a atingir suas metas de produtividade e sustentabilidade por meio dos nossos produtos e serviços é uma das oportunidades mais significativas para causarmos um impacto positivo. Podemos responder rapidamente às necessidades de nossos clientes à medida que eles se adaptam a leis e regulamentos ambientais cada vez mais rigorosos, ao mesmo tempo que auxiliamos para que seus processos de fabricação sejam cada vez mais econômicos. Também fornecemos aos nossos clientes equipamentos auxiliares, que ajudam a reduzir as águas residuais e a prolongar a vida útil dos banhos químicos, reduzindo custos, melhorando a qualidade e maximizando a eficiência operacional.

 

Qual a grande tendência em sustentabilidade em seu setor, e, qual o principal desafio nessa área?

A MKS Atotech considera os seguintes itens como tendências de nosso setor:

• O mais importante é a descarbonização, não só do nosso setor, mas de forma geral;

• Desenvolver produtos de baixo carbono e carbono neutro é a necessidade do momento;

• Redução do consumo de energia do processo;

• Redução ou eliminação de substâncias tóxicas (CRM) aos colaboradores e meio ambiente.

Trabalhamos de forma a integrar todas essas frentes, procurando entender os processos de cada cliente em busca de oportunidades de redução de custo, melhoria de qualidade e produtividade, além de reduzir ou eliminar riscos ambientais e de segurança. Em 2021, consumimos 15,7 GWh de energia renovável, o que corresponde a uma economia de 5,1 mil toneladas de emissões de CO2 ou a uma redução de 19% nas emissões.

 

Notícias relacionadas

Este site usa cookies do Google para fornecer serviços e analisar tráfego.Saiba mais.