Reinaldo Lopes
Diretor Presidente da ABTS
ABTS muda de direção para fazer do presente um novo futuro
Prezados associados da ABTS e leitores da Revista Tratamento de Superfície, A ABTS sempre agiu procurando suprir as necessidades de nosso mercado, criando ambientes nos quais sejam possíveis disseminar assuntos e tecnologias de nosso segmento. Seja formando e treinando novos profissionais, com os nossos cursos, seja organizando workshops e seminários, sem esquecer do importante evento, o EBRATS: todos ambientes adequados para a divulgação de novos processos e tecnologias, além da comunicação direta com o mercado: a nossa Revista Tratamento de Superfície.
'Apesar de' e 'Por causa da'
Apesar de vivenciarmos crises consecutivas (COVID-19, eleições, clima e, agora, guerras), que geraram instabilidade e criam pressão sobre o mercado do qual todos fazemos parte, impondo dificuldades e abalando a confiança geral, enfrentamos as situações impostas. E, ao analisar essas situações, direcionamos para uma nova forma de lidar com os acontecimentos, nos obrigando a tomar decisões pragmáticas e quebrar alguns paradigmas; portanto, foi, e é, preciso mudar, mudar e mudar. Escutar, interpretar os sinais do mercado, acompanhar a evolução e não impor o nosso discurso.
Por causa da situação, manter-se atualizada e realmente mudar, foram necessidades impostas à ABTS que, além de continuar com as atividades tradicionais, enfrentou algumas quebras de paradigmas, criando novas ações:
• Desenvolver e aprender a realizar cursos online;
• Produzir cursos específicos no site; • Ofertar e organizar a realização de webinários;
• Criar portal interativo com o mercado; • Desenvolver regulamento interno atualizado;
• Adequar o EBRATS às novas configurações do mercado, com novo gerenciamento e calendário;
• Revista no formato digital.
"A velocidade das mudanças e das descobertas ultrapassa nossa capacidade de nos mantermos atualizados" - Peter Drucker
A Revista Tratamento de Superfície vem se transformando, mas os fatos nos atropelam, e um novo formato de interação com o mercado se impõe. Além da velocidade na divulgação, o atendimento e integrações com diferentes ferramentas digitais geram novas prestações de serviços. Assim como os fatos se apresentam, criamos a seguinte situação para administrar: atrair e atender os novos participantes do mercado de tratamento de superfície, mas sem perder a qualidade editorial e o atendimento aos participantes atuais.
A Diretoria da ABTS, em reunião específica, decidiu pela alteração do publisher da Revista Tratamento de Superfície. Atendemos, assim, a necessidade de mudança e rescindimos o contrato de edição da Revista Tratamento de Superfície com a empresa B8 Comunicação. Oportunamente, ressalto e agradeço a Elisabeth Pastuszek, representante da B8 Comunicação, pelos serviços prestados à Revista Tratamento de Superfície, serviços esses de indiscutível qualidade e profissionalismo, características demonstradas até a última edição que realizou, em setembro.
Esta primeira edição (novembro) é a que marca a mudança para o novo publisher. O conteúdo da Revista Tratamento de Superfície agora é de responsabilidade da comissão editorial, composta por diretores da ABTS, e a edição e a divulgação estarão a cargo da nova empresa contratada, a DCN Tecnologia.
Apesar das crises, continuamos motivados em servir ao nosso mercado e por causa delas atuamos com as mudanças.
"O que é certo hoje, não necessariamente dará certo amanhã. É preciso ser a metamorfose ambulante para acompanhar as mudanças" (adaptado de Raul Seixas).
Acesse a Edição 238 - Completa