Nova Gerente Geral para América Latina Sul e Diretora Global de Tintas em Pó, da divisão de Tintas Industriais, da PPG, Marizeth Carvalho, fala sobre os desafios e tendência do setor na atualidade
Desde 1° de fevereiro, a PPG tem novo comando na Gerência Geral para América Latina Sul e Diretoria Global de Tintas em Pó em sua divisão de Tintas Industriais: a brasileira Marizeth Carvalho. “Nesta dupla função, a executiva será responsável pela estratégia de crescimento da empresa no Brasil, na Argentina, no Chile, Paraguai e Uruguai, e pelos negócios globais de tintas em pó”, anunciou o comunicado oficial. Formada em Administração de Empresas, com Bacharelado em Comércio Exterior, a executiva também possui MBA em Administração pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) e em Marketing pela ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing); são mais de 35 anos de experiência na indústria de tintas, sete deles atuando na PPG, onde ingressou, em 2016, como Gerente sênior de Revestimentos Industriais. Na empresa, também foi Diretora de Revestimentos Industriais e de Revestimentos Protetivos e Marítimos na região Sul da América Latina antes de ocupar o cargo atual. Nesta entrevista exclusiva para a Revista Tratamento de Superfícies, Marizeth Carvalho fala sobre os desafios atuais do mercado e também revela para onde a empresa direcionará os seus esforços, entre outros assuntos, durante a sua gestão; acompanhe.
Como enxerga a atualidade do mercado de revestimentos industriais na América latina e, especialmente, no Brasil?
Se olharmos para os últimos anos, assim como em outros segmentos, o mercado de revestimentos pós-pandemia teve que enfrentar um cenário de ruptura da cadeia de suprimentos, assim como a alta de juros, inflação e taxa cambial, principalmente no Brasil. Portanto, nos últimos anos as principais ações foram focadas em retomar a rentabilidade do setor. Para os próximos anos, acredito que o mercado continuará crescendo acima do PIB voltando aos níveis pré-pandemia, o que já pode ser visto em alguns segmentos, mesmo aguardando a recuperação dos mercados globais. Para um melhor desempenho, também será necessário para o segmento estabilidade econômica/jurídica para impulsionar ainda mais o crescimento na região.
Qual será o seu maior desafio e sua principal meta no segmento de revestimentos industriais?
Aproveitar as oportunidades de mercado em um cenário econômico ainda instável em alguns países, como Argentina, com certeza é um grande desafio. Porém, a empresa vem investindo muito em produtos inovadores o que norteará os passos seguintes. A PPG é uma empresa de presença global e com amplo portfólio capaz de suportar o crescimento das diferentes regiões com as diversas tecnologias disponíveis e isto envolve também os revestimentos industriais.
Ao longo de sua carreira, você ocupou diferentes cargos de liderança; a qual deles atribuiu maior aprendizado e por quê?
Ser líder e cuidar de pessoas, sem dúvida, são aprendizados constantes diante das diversidades que nos deparamos em nosso dia a dia. Acredito que manter as pessoas engajadas e focadas nos resultados em cenários em que nem sempre temos fatores controláveis é um grande desafio. Os últimos três anos foram de aprimoramento que exigiram muito direcionamento, flexibilidade e poder de resiliência e que me ensinaram, com ações focadas, agilidade e engajamento, a formar times mais comprometidos e ganhadores, e isto é uma grande recompensa.
Quais são as referências que utilizou, e utiliza, (algum pensamento e/ou pessoa) em seu trabalho e vida pessoal? Como aplica nas suas atividades?
Levo comigo durante toda minha vida pessoal e profissional o fato de que cada pessoa é única, e pratico este respeito acima de tudo. Tento entender o comportamento das pessoas diante das diferentes situações para que juntos possamos formar a melhor equipe, pois no final do dia, este é o maior ativo da empresa. Quando todos estão alinhados no mesmo objetivo e sabem exatamente seu papel tudo se torna mais fácil para enfrentar os diferentes cenários no cotidiano do mercado e da vida empresarial.
Como enxerga o futuro em tintas e revestimentos industriais? Hoje, qual é a grande tendência do setor?
De maneira geral, o segmento já vem passando por diversas adaptações que vão ao encontro de novas tendências, tais como mobilidade, digitalização e sustentabilidade. A PPG está inserida neste movimento ao investir globalmente em tecnologias como os revestimentos em pó aplicados em diferentes indústrias, soluções para veículos elétricos, entre outras inovações relacionadas com as megatendências.