Desde a antiguidade o ser humano se desenvolve superando as adversidades: observa o problema e cria uma solução para ele. E hoje, diante de cenário tão imprevisível, alguns ousam; outros se retraem. Surpreendentemente para alguns, muitas empresas tiveram um senso de oportunidade e optaram por investir em vez de conter. Não é fácil, mas investir quando todos os concorrentes estão cortando gastos leva a uma vantagem única na competição empresarial: serão essas as companhias que oferecerão qualidade superior a um melhor preço; isso dentro qualquer cenário, favorável ou não. Um exemplo é a protagonista desta edição, a Pozza, fábrica moveleira, que investiu e, junto à MacDermid Enthone, modernizou seus processos de Tratamento de Superfície para dar vazão à demanda exigida pela oferta de serviços em cromagem. Os detalhes, você confere em nossa Matéria de Capa: ‘Indústria moveleira aposta em TS’.
Em Grandes Profissionais, acompanhe a história do Dr. Stephan Wolynec e sua vida dedicada à Ciência e à Academia – uma trajetória pautada pelo desenvolvimento do setor por meio de estudos voltados à anticorrosão, eletrodeposição e à docência. Quem também traz um texto imperdível é Pedro de Araújo, em Meio Ambiente, com um guia completo sobre áreas contaminadas em galvanoplastia, incluindo legislação e prevenção. Complementando as Matérias Técnicas, três temas de grande interesse do setor. Começamos com o ‘Processo de Metalização de Plásticos: deposição de uma camada de níquel químico (sem a utilização de corrente externa) em uma superfície de plástico catalisada’; artigo de Anderson Bos. Ainda sobre metalização, mas desenvolvendo outro foco, Luiz Cláudio de Oliveira Couto apresenta ‘A metalização por aspersão térmica, soluções anticorrosivas para estruturas metálicas’. Por fim, Celso Gnecco traz um estudo completo, de processos a componentes e aplicabilidade, sobre o ‘Sistema Duplex, a Sinergia Zinco/Tinta’. Em Transporte de Produtos Perigosos, Maria dos Anjos P. de Matos responde: ‘Afinal, a ficha de emergência no transporte rodoviário de produtos perigosos é obrigatória ou não?’.
Nas matérias de cunho opinativo, Wady Millen Junior traça um paralelo dos jogos olímpicos com as atividades da ABTS, de 2008 a 2021, em ‘Novamente Olimpíadas’, para Palavra da ABTS. E, em Entrevista, uma importante conversa com o Dr. Ariovaldo Rocha, presidente do SINAVAL - Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval e Offshore – o setor sofreu milhares de perdas de postos de trabalho e busca a retomada; acompanhe as estratégias. Para fechar, não poderia ser diferente, o CEO da V4Company, Dener Lippert, mostra por que não se deve cortar os custos de comunicação. “Você precisa vender, divulgar seu produto, então, como o seu primeiro corte vai ser no seu marketing?”, pergunta, em Ponto de Vista. Investir é crescer. Ah, e parabéns! Além da inauguração da nova sede da Associação, no último dia 2 de agosto também foi comemorado o Dia do profissional de Tratamento de Superfície! Só desejamos muita prosperidade e desenvolvimento para nosso setor. Que assim seja e até a próxima!