Fernando Morais dos Reis é formado em Química pela Faculdade São Bernardo, Mestrado pelo IPEN/USP, e MBA em Gestão Empresarial pela FGV. Entusiasta por Gestão, Produtividade e Liderança para desenvolvimento de negócios no segmento B2B.
Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU delineiam um roteiro ambicioso e abrangente para enfrentar os desafios mais prementes que o mundo enfrenta atualmente. No entanto, alcançar esses objetivos é enfrentar uma série de desafios complexos e interligados. Desde a erradicação da pobreza e a promoção da igualdade de gênero até a mitigação das mudanças climáticas e a preservação da biodiversidade, cada ODS traz consigo uma série de obstáculos que vão de questões econômicas e políticas a desafios socioambientais e culturais. Superar esses desafios requer não apenas esforços coordenados em nível mundial, mas também soluções inovadoras e colaborativas que abordem as causas subjacentes dos problemas que os ODS buscam resolver. Em nosso mercado, como nos relacionamos a esses objetivos?
Os mercados tradicionais no segmento industrial desempenham um papel fundamental na economia global, contribuindo para manutenção da estabilidade econômica: e fornece uma base sólida que promove a confiança de todo o círculo de envolvidos e interessados. Setores consolidados, como é o caso do segmento de tratamento de superfícies, geralmente possuem recursos, experiência e reputação que permitem resistir a choques econômicos e flutuações de mercado com maior resiliência, tornando suas operações mais consistentes a médio e longo prazos.
A inovação emerge como um diferencial essencial, redefinindo a forma como produtos são concebidos, fabricados e comercializados, principalmente, nesses mercados. Ao incorporar novas tecnologias, conseguimos atender às novas demandas, conquistar novos públicos e permanecer relevantes em um cenário competitivo em constante evolução. Apesar da necessidade e dos benefícios associados às novas tecnologias, introduzi-los em mercados mais conservadores é um desafio multifacetado que requer uma abordagem estratégica e sensível. Em muitos desses, as mudanças são vistas com certo grau de desconfiança, criando uma resistência natural à sua adoção, podendo gerar hesitação e incerteza entre os envolvidos.
Superar esses desafios requer não apenas visão e determinação, mas também um esforço contínuo para educar, envolver e conquistar as partes interessadas, demonstrando os benefícios tangíveis e a relevância da inovação tecnológica para o futuro sustentável do mercado.
Existe um melhor momento para investir?
Considerando o avanço das demandas e necessidades de sustentabilidade em diversas áreas é previsível reforçar que novas soluções e inovações devem ser viabilizadas em curto espaço de tempo. Em nosso setor, a adoção de tecnologias com menor consumo de energia, menor uso de água e menor emissão de carbono, por um lado, nos adequa às novas demandas e exigências globais - como os citados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU; por outro, também prepara os nossos processos para serem mais competitivos, hoje e em um breve futuro.
A inovação, associada às melhores práticas de uso consciente dos recursos naturais, supera em muito o marketing existente em selos de produtos verdes. Acredito que essa é mais que uma política, afinal, as novas tecnologias trazem consigo a sustentabilidade necessária para hoje e para os próximos anos.
Finalizo essa breve reflexão com uma pequena provocação: em sua opinião, quando seria o melhor momento para investimento em tecnologias modernas, inovadoras e com baixo impacto ambiental? Certamente, a minha resposta é que o melhor momento para iniciarmos essa transição não será em breve. Sabe o motivo? Simples, o início dessa transição foi ontem e por isso todos precisamos acelerar para não nos atrasarmos.