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Eurotúnel – Galvanização no Túnel sob o Canal da Mancha

Conheça as curiosidades do tratamento de superfície realizado no túnel que passa sob o Canal da Mancha, ligando França e Inglaterra

Galvanoplastia 15 de fevereiro de 2021 | Por: Portal TS

Autor: Equipe Galvabras*

 

Resumão

Tempo de construção: 7 anos

Quantidade de material galvanizado por imersão a quente: 30.000 ton

Tipos: milhões de peças de diferentes tamanhos e formatos

Consumo de Zinco SHG: 2.500 ton

Início: novembro/1986

Término: maio/1994

Inauguração: Inaugurado pela Rainha Elizabeth II (Inglaterra) e por François Mitterrand (França)

Objetivos do tratamento de superfície: Proteger todas as peças de aço contra a corrosão, garantindo a performance não só durante o período de construção e instalação da obra, mas muitos anos posteriores, em um ambiente altamente agressivo

Principais vantagens da galvanização: a) Confiabilidade de um processo industrial (seguindo normas internacionais – padronização dos itens da obra) b) Custo/benefício (relação performance/preço) c) Alta resistência à corrosão d) Excelente resistência ao impacto

Concepção do projeto: Projetado para 4 tipos de vagões destinados a transportar: a) Veículos de passeio b) Veículos pesados de transporte de cargas c) Passageiros em geral d) Vagões de carga - Velocidade máxima: 160 km/h - Tempo de travessia: 35 minutos - Instalação de duas grandes áreas técnicas nas entradas e saídas dos túneis

Dois terminais de embarque e desembarque de veículos: a) Calais na França b) Folkstone na Inglaterra 

Construção de 2 túneis paralelos principais, com as dimensões:

a) Profundidade do fundo do mar – de 25 a 45 m;

b) Profundidade máxima do nível do mar: 100m;

c) Extensão – 50 km (39 km abaixo do mar);

d) Diâmetro – 7,5 m Construção de 1 túnel de serviço localizado entre os 2 túneis principais.

A cada 375 m há uma passagem ligando o túnel de serviço aos principais. A cada 375 m também existem sistemas mecânicos de dutos de alívio, com o objetivo de melhorar a distribuição de pressão do ar interno dos túneis. 3 estações de bombeamento submersas permitem a retirada de qualquer vazamento de água. 200 salas técnicas, ao longo dos túneis, contêm todos os sistemas de comando e controle elétrico, de iluminação, de comunicação, de ventilação, de sinalização, etc. Todas as passagens que ligam os túneis possuem portas móveis

São:

3.500 cabines elétricas;

500 km de tubulação;

40.000 suportes de catenárias;

Milhões de parafusos e porcas;

Centenas de quilômetros de eletrocalhas;

Centenas de trilhos de segurança, sinais de tráfego, postes de iluminação;

Estações de bombeamento, instalações de manutenção, lavagem de equipamentos;

Bilheterias, prédios de controle de inspeção, de serviços em geral (lojas, restaurantes, etc).

 

 

Proteção dos equipamentos contra a corrosão

Total de aço nos 3 túneis e áreas técnicas: 30.000 ton (excluindo-se os próprios trens)

Ambiente das instalações: agressivo (alta salinidade)

Duas especificações técnicas diferentes:

  • Equipamentos necessários à construção da obra (provisórios)
  • Equipamentos permanentes dos túneis, áreas técnicas e terminais (definitivos)

Umidade relativa do ar: 95 a 100%

Temperatura: 20 a 35°C

Características:

  • Permanente névoa salina
  • Vazamento de água do mar
  • Lama oleosa

 

 

O que foi feito

Galvanização de todos os materiais possíveis por imersão a quente, com posterior pintura em alguns trechos, com os seguintes objetivos:

a) Proteção de 3 a 4 anos, durante a construção dos túneis, dos pequenos equipamentos, suporte de catenárias, eletrocalhas, centenas de acessórios, suporte de cabos para levar iluminação até a linha de frente de trabalho, etc.;

b) Não liberação de gases tóxicos em caso de incêndio;

c) Confiabilidade de um processo normatizado internacionalmente;

d) Relação custo/benefício;

e) Excelente resistência ao impacto;

f) Facilidade de montagem no campo.

Proteção dos equipamentos provisórios contra a corrosão

Total de equipamentos provisórios: 3.000 toneladas galvanizadas na França

Espessura mínima: 70 µm de Zn SHG (cerca de 500g/m2)

Comentário da equipe técnica após a inauguração da obra:

Os inúmeros equipamentos e diversos acessórios provisórios, utilizados durante a construção dos túneis, foram analisados e as medições de espessura mostraram um consumo de 10 a 15 micra de zinco, após as peças permanecerem em um ambiente muito agressivo de 3 a 4 anos. Ou seja: perda anual de 3 a 5 micra de zinco. Em vista da espessura inicial do recebimento, as peças poderiam ter permanecido por muito mais tempo no interior dos túneis, sem nenhum problema. Intertítulo: Proteção dos equipamentos permanentes contra a corrosão

Galvanização por imersão a quente de todos os materiais passíveis de serem galvanizados, com posterior pintura com tinta epóxi orgânica (Sistema Duplex)

Elementos permanentes metálicos: 30.000 toneladas (túneis, áreas técnicas, terminais, milhares de tipos de acessórios).

Ênfase da permanência de construção (mínimo de 25 anos sem corrosão) e na baixa manutenção ao longo do tempo.

Resistência ao impacto durante a construção.

Facilidade de montagem dos equipamentos definitivos com baixo índice de retoque.

Reparos de manutenção no galvanizado somente após vários anos de exposição.

Excelente relação custo/benefício

 

 

*Fonte: Esta matéria foi originalmente publicada em www.galvanizacaoafogo.com.br/noticias.

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