Autor: Equipe Galvabras*
Resumão
Tempo de construção: 7 anos
Quantidade de material galvanizado por imersão a quente: 30.000 ton
Tipos: milhões de peças de diferentes tamanhos e formatos
Consumo de Zinco SHG: 2.500 ton
Início: novembro/1986
Término: maio/1994
Inauguração: Inaugurado pela Rainha Elizabeth II (Inglaterra) e por François Mitterrand (França)
Objetivos do tratamento de superfície: Proteger todas as peças de aço contra a corrosão, garantindo a performance não só durante o período de construção e instalação da obra, mas muitos anos posteriores, em um ambiente altamente agressivo
Principais vantagens da galvanização: a) Confiabilidade de um processo industrial (seguindo normas internacionais – padronização dos itens da obra) b) Custo/benefício (relação performance/preço) c) Alta resistência à corrosão d) Excelente resistência ao impacto
Concepção do projeto: Projetado para 4 tipos de vagões destinados a transportar: a) Veículos de passeio b) Veículos pesados de transporte de cargas c) Passageiros em geral d) Vagões de carga - Velocidade máxima: 160 km/h - Tempo de travessia: 35 minutos - Instalação de duas grandes áreas técnicas nas entradas e saídas dos túneis
Dois terminais de embarque e desembarque de veículos: a) Calais na França b) Folkstone na Inglaterra
Construção de 2 túneis paralelos principais, com as dimensões:
a) Profundidade do fundo do mar – de 25 a 45 m;
b) Profundidade máxima do nível do mar: 100m;
c) Extensão – 50 km (39 km abaixo do mar);
d) Diâmetro – 7,5 m Construção de 1 túnel de serviço localizado entre os 2 túneis principais.
A cada 375 m há uma passagem ligando o túnel de serviço aos principais. A cada 375 m também existem sistemas mecânicos de dutos de alívio, com o objetivo de melhorar a distribuição de pressão do ar interno dos túneis. 3 estações de bombeamento submersas permitem a retirada de qualquer vazamento de água. 200 salas técnicas, ao longo dos túneis, contêm todos os sistemas de comando e controle elétrico, de iluminação, de comunicação, de ventilação, de sinalização, etc. Todas as passagens que ligam os túneis possuem portas móveis
São:
3.500 cabines elétricas;
500 km de tubulação;
40.000 suportes de catenárias;
Milhões de parafusos e porcas;
Centenas de quilômetros de eletrocalhas;
Centenas de trilhos de segurança, sinais de tráfego, postes de iluminação;
Estações de bombeamento, instalações de manutenção, lavagem de equipamentos;
Bilheterias, prédios de controle de inspeção, de serviços em geral (lojas, restaurantes, etc).
Proteção dos equipamentos contra a corrosão
Total de aço nos 3 túneis e áreas técnicas: 30.000 ton (excluindo-se os próprios trens)
Ambiente das instalações: agressivo (alta salinidade)
Duas especificações técnicas diferentes:
- Equipamentos necessários à construção da obra (provisórios)
- Equipamentos permanentes dos túneis, áreas técnicas e terminais (definitivos)
Umidade relativa do ar: 95 a 100%
Temperatura: 20 a 35°C
Características:
- Permanente névoa salina
- Vazamento de água do mar
- Lama oleosa
O que foi feito
Galvanização de todos os materiais possíveis por imersão a quente, com posterior pintura em alguns trechos, com os seguintes objetivos:
a) Proteção de 3 a 4 anos, durante a construção dos túneis, dos pequenos equipamentos, suporte de catenárias, eletrocalhas, centenas de acessórios, suporte de cabos para levar iluminação até a linha de frente de trabalho, etc.;
b) Não liberação de gases tóxicos em caso de incêndio;
c) Confiabilidade de um processo normatizado internacionalmente;
d) Relação custo/benefício;
e) Excelente resistência ao impacto;
f) Facilidade de montagem no campo.
Proteção dos equipamentos provisórios contra a corrosão
Total de equipamentos provisórios: 3.000 toneladas galvanizadas na França
Espessura mínima: 70 µm de Zn SHG (cerca de 500g/m2)
Comentário da equipe técnica após a inauguração da obra:
Os inúmeros equipamentos e diversos acessórios provisórios, utilizados durante a construção dos túneis, foram analisados e as medições de espessura mostraram um consumo de 10 a 15 micra de zinco, após as peças permanecerem em um ambiente muito agressivo de 3 a 4 anos. Ou seja: perda anual de 3 a 5 micra de zinco. Em vista da espessura inicial do recebimento, as peças poderiam ter permanecido por muito mais tempo no interior dos túneis, sem nenhum problema. Intertítulo: Proteção dos equipamentos permanentes contra a corrosão
Galvanização por imersão a quente de todos os materiais passíveis de serem galvanizados, com posterior pintura com tinta epóxi orgânica (Sistema Duplex)
Elementos permanentes metálicos: 30.000 toneladas (túneis, áreas técnicas, terminais, milhares de tipos de acessórios).
Ênfase da permanência de construção (mínimo de 25 anos sem corrosão) e na baixa manutenção ao longo do tempo.
Resistência ao impacto durante a construção.
Facilidade de montagem dos equipamentos definitivos com baixo índice de retoque.
Reparos de manutenção no galvanizado somente após vários anos de exposição.
Excelente relação custo/benefício
*Fonte: Esta matéria foi originalmente publicada em www.galvanizacaoafogo.com.br/noticias.