Como um peixe pode te ajudar a evoluir: A metáfora do tubarão no tanque
Especialista em gestão conta um caso, ouvido no início da carreira, que norteia sua governança até hoje
Filipe Colombo
Desde 2013 atua como CEO da Anjo Tintas. Formado em Administração com ênfase em Marketing, é conselheiro profissional formado pelo IBGC e possui MBA em administração de empresas cursado nos EUA, China e nos Emirados Árabes. Também é autor best-seller com o livro ‘Gestão Profissional na Prática’. É conselheiro administrativo do Grupo La Moda.*
No mundo dos negócios, é muito comum utilizar-se de estórias e metáforas para passar mensagens importantes. Por isso, hoje, vou lhes contar uma que aconteceu nos anos 80. A indústria pesqueira do Japão notou que um problema estava acontecendo. Com o passar dos anos, os peixes estavam cada vez mais distantes da costa, pois o país tem um alto consumo de peixes em seu cardápio. Para solucionar isso, se tornou necessário construir embarcações maiores e viajar por mais dias para ter acesso aos grandes cardumes.
Essa parte foi de fácil solução. Os navios foram construídos, as viagens foram realizadas e os peixes foram encontrados, porém um novo desafio emergiu. Como os dias de viagem eram mais longos, os peixes já não chegavam tão frescos como antigamente, e isso prejudicou a qualidade e fez com que o consumo caísse. Novamente foi criada uma solução. Construir navios ainda maiores e colocar tanques de água dentro dos navios para que os peixes chegassem vivos à costa. A ideia parecia boa, mas... não deu certo. Os peixes chegavam, sim, frescos, mas o gosto não era o mesmo, pois, dentro dos tanques, com comida à vontade e sem predadores naturais, esses peixes ficavam parados, preguiçosos e inativos, e isso mudava o sabor da sua carne.
Foi nesse momento que surgiu uma ideia que inicialmente parecia um absurdo. Colocar pequenos tubarões nesses tanques, para que os peixes se sentissem ameaçados e se movimentassem constantemente em busca de sobrevivência durante a viagem. Logo vieram as objeções de que muitos peixes morreriam no trajeto e isso poderia não valer a pena. Mesmo assim, algumas empresas decidiram testar a ideia. O resultado foi que, sim, alguns poucos morriam no caminho, mas o sabor e frescor estavam de volta e o consumo voltou a crescer.
Tenha tubarões no seu tanque
Escutei esse caso no início da minha vida como gestor e nunca mais esqueci. Mesmo tendo acontecido do outro lado do mundo, e com um segmento de mercado totalmente diferente do meu, essa se transformou em uma excelente metáfora para o mundo corporativo. Todas as empresas precisam permanentemente de tubarões no tanque.
O que isso quer dizer? Todas as empresas, principalmente as já estabelecidas no mercado, acreditam que têm seu futuro garantido e que terão uma vida longa e próspera. Contudo, isso não existe mais. É preciso se reinventar o tempo todo e estar aberto ao novo, ao diálogo, às novas soluções antes não pensadas. Basta ver alguns exemplos atuais como Uber, Spotify e Netflix. Cada uma dessas empresas transformou a forma sobre como as pessoas dialogam com transportes, músicas e filmes.
A metáfora do tubarão também serve para as pessoas dentro das empresas. A grande maioria de nós busca trabalhar em ambientes seguros, cercados de pessoas que pensam semelhante, assegurando o mínimo possível de contradições e desconforto. É a busca, consciente ou não, pela zona do conforto. Da mesma forma que os peixes dentro dos tanques, esse comportamento nos transforma em ‘peixes preguiçosos’, quando o que realmente precisamos é dos ‘tubarões’ que pensam diferente e que nos desafiam.
Tubarões geram inquietude, receio e preocupação. Eu sei que parece ruim, mas são os tubarões que criam um ambiente de desafio constante que faz com que nós, como indivíduos, como times e como organização, evoluamos e nos desenvolvamos.
Para finalizar, minha dica é:
tenha um tubarão em sua vida!
* Este artigo foi originalmente publicado no site Administradores.com