Novo parque industrial, com 3mil m2 em Santana da Parnaíba, SP, vai dobrar a capacidade de tancagem:
“Podemos definir tudo com uma única palavra: EXPANSÃO!”
Com nova planta fabril, B&C se prepara para dar um salto de crescimento e reafirmar seu papel como indústria química fundamental para o setor de tratamento de superfície
Eliane e Elaine, filhas de um dos fundadores da B&C, Sr. Eliseu Cardoso, que, agora, capitaneiam a empresa
A estratégia é clara: planejar, projetar, investir e expandir. É um círculo vicioso de prosperidade que permeou a trajetória da Boreto & Cardoso (B&C), que iniciou suas operações há 50 anos na própria casa de um dos sócios, na capital paulista. Agora, após essas cinco décadas, a companhia pretende dar o maior de todos os seus saltos de crescimento, que irá variar entre 30% a 50%, segundo os dados previstos pela diretoria. Esses números expressivos são oriundos dos resultados que virão com a mudança para o novo parque industrial, de 3 mil metros quadrados, em Santana do Parnaíba, região da Grande São Paulo cercada por rodovias, como Anhanguera e Castelo Branco por exemplo, lugar estratégico para quem deseja explorar Brasil afora.
Linha completa oferecida pela B&C, com embalagens de 30 e 60 litros
A mudança será grande. A companhia nasceu do desejo de tio, Mario Boreto, e sobrinho, Eliseu Cardoso, em 1972, para atender o segmento de tinturarias, fornecendo pequenas embalagens de solventes para remoção de manchas de tecidos. Assim, foi natural, após um período, se instalarem no bairro do Bom Retiro, tradicional bairro de confecções na cidade de São Paulo. Novamente, veio mais um salto de crescimento e a empresa foi para outro bairro da capital paulista, a Freguesia do Ó, onde residiu por 40 anos! Agora a B&C está de mudança, não só de bairro, mas de cidade mesmo, onde tudo será novidade, mas não surpresa, posto que pensado e planejado. “Estamos nos estruturando em um novo local, com isso, teremos mais possibilidades de mercado, com uma tecnologia operacional inovadora, e estoque maior de produtos. Estamos estruturando todo o setor comercial, vamos aumentar nossa equipe de vendas, para também atender melhor a toda demanda”, informam as diretoras Elaine, departamento financeiro, e Eliane, departamento comercial, filhas do sr. Eliseu Cardoso, falecido, em 2016. Elas contam que logo após a empresa se firmar, o tio-avô, Sr. Mário Boreto, desligou-se da sociedade, comandada desde então pelo pai delas. “Nosso pai sempre foi muito dedicado, inteligente e de uma visão para os negócios surpreendente. Ele realmente dedicou anos da sua vida ao crescimento da empresa, no desenvolvimento de pessoas, e o maior legado que ele nos deixou foi o seu exemplo, seu caráter incontestável e sua generosidade para com todos. Em particular, nosso principal aprendizado foi integridade, seriedade e responsabilidade”, destacam.
Detalhes da expansão
A expansão não será apenas física, em estrutura, a companhia anuncia também a exploração de novos segmentos e mercados. Esta última, uma novidade em primeira mão: em breve, a empresa irá ter uma representação no Rio Grande do Sul. “Somos fortes na Região Sudeste e agora vamos ter, em parceria com uma empresa, a representação na Região Sul para a distribuição de nossos produtos”, anunciam as diretoras. Ademais, também irão entrar no mercado das lavanderias, onde ainda não atuavam. “Iremos explorar novos segmentos. Disponibilizamos para o mercado matérias-primas que são utilizadas no pré-tratamento químico e eletroquímico de superfícies, ou seja, desengraxantes, decapantes, passivadores e inibidores. Sendo a nossa área de trabalho esse fornecimento de produtos que são as matérias-primas, iremos destacar dentre outros, os seguintes: ácido clorídrico, ácido nítrico, ácido sulfúrico, amônia, cloreto férrico, hipoclorito de sódio, peróxido de hidrogênio, soda cáustica”, informam.
Entre as vantagens do novo parque fabril, a possibilidade de modernizar a parte operacional está entre os grandes diferenciais competitivos. Antes da mudança, a tancagem era de 14 toneladas e agora, dobra, indo a 29 toneladas. “São inúmeras as vantagens, onde teremos uma fábrica com uma capacidade muito maior, tecnologia avançada, um ambiente totalmente pensado no bem-estar dos colaboradores, trazendo um lugar de trabalho moderno, onde também estaremos gerando empregos e contribuindo com a economia local”, explicam as diretoras.
A nova fábrica foi estrategicamente pensada para ter fácil acesso a importantes rodovias paulistas, como Castelo Branco e Anhanguera
Grandes mudanças, grandes desafios
O setor químico vem reconquistando sua estabilidade após um cenário bastante difícil, com a crise econômica agravando o acesso aos insumos, aumentando os preços e gerando desconfiança no abastecimento e continuidade de produção mundo afora. “Dentro de todas as dificuldades que existiram com a falta de insumos, nós asseguramos para os nossos clientes a garantia de estoque, onde buscamos parcerias com fornecedores, além de estarmos sempre abastecidos, pensando em atender todos os nossos clientes com excelência, para que nenhuma produção fosse afetada”, declaram as diretoras. Dessa forma, a companhia reafirmou a sua solidez e maturidade, estando preparada para dar esse salto de crescimento que agora se concretiza. “Gerenciar uma empresa é sempre uma tarefa complexa, mas com muito preparo, dedicação, foco e conhecimento, pode-se conquistar excelentes resultados. A gestão de empresas de médio e grande porte é um desafio ainda maior, sobretudo, em tempos de crise. Por isso, é importante ter bastante cautela e um planejamento muito bem-feito para manter a empresa em crescimento. Estar consciente do lugar que a sua empresa ocupa atualmente e ter flexibilidade para pensar novas formas de organização do trabalho são algumas das medidas que podem ajudar. Nosso principal desafio é o de crescimento e, com isso, atingirmos diferentes segmentos, porém é preciso crescer com segurança e responsabilidade para continuar prestando o melhor serviço possível”, explicam Eliane e Elaine.
Para as executivas, o planejamento bem feito, as projeções bem elaboradas e as inovações fazem parte de qualquer negócio que deseje prosperar, não sendo exclusividade do setor químico ou de tratamento de superfícies. “Assim como em qualquer outro segmento econômico, a indústria química está em constante evolução. Por isso, a rapidez com que os líderes empresariais se adaptam aos novos cenários globais, incluindo oscilações de consumo, inovações e tecnologias, por exemplo, é determinante para assegurar o êxito de uma operação. Dessa forma, conhecer os desafios mais latentes e, em seguida, preparar-se para eles, despontam como posturas essenciais para garantir assertividade nos investimentos efetuados e nos retornos obtidos”, reforçam. Não à toa, a B&C conseguiu criar as condições ideais de crescimento logo após de uma das piores crises econômicas e comerciais mundiais.
Por fim, toda essa nova fase da companhia se apresenta como um empolgante cenário de trabalho para a B&C: “Podemos definir tudo com uma única palavra: EXPANSÃO! Ou seja, atingir novos mercados, aumentar e diversificar o portfólio de produtos. Com visão no futuro, definimos nossa estratégia com objetivo de dobrar de tamanho e expandir para outros segmentos. Estamos com vários projetos novos, a curto e a médio prazo, a expansão da nova sede, estrategicamente bem localizada e com tecnologia de ponta; teremos um abastecimento maior de produtos, para atendermos um número maior de clientes... Estaremos também retomando a importações de alguns produtos, pois queremos aumentar nosso portfólio e termos um poder maior de negociação”, destacam as diretoras, que, entretanto, asseveram: “O principal sempre será atender as expectativas de nossos clientes oferecendo o que há de melhor em produtos e tecnologias, e com um atendimento personalizado, sempre com muita seriedade e responsabilidade, prezando pela qualidade e responsabilidade social”.
“Estamos com vários projetos novos: a expansão da nova sede, estrategicamente bem localizada e com tecnologia de ponta; teremos um abastecimento maior de produtos, para atendermos um número maior de clientes... Estaremos também retomando a importações de alguns produtos”
FOTOS: www.fernandanunesfotografia.com