Engenheira Química de formação. Iniciou sua atuação na empresa da família, a Anion Química, hoje MacDermid, onde atualmente, é Diretora Operacional – Supply Chain América do Sul, e atua nas três unidades da empresa no Brasil.
O Dia Internacional das Mulheres é 8 de março; muitas delas engrandecem o setor de superfície com seu trabalho, conhecimento e visão feminina do negócio. São essas guerreiras que o Portal TS quer homenagear neste ano. Conheça um pouco da história da Flaviana Zanini, Diretora Operacional – Supply Chain América do Sul, da MacDermid, que, praticamente, nasceu e cresceu dentro do setor de tratamento de superfície. “Iniciei na Indústria de Tratamentos de Superfície ainda na faculdade de Engenharia Química. Desde muito criança me acostumei em ver meu pai, Airi Zanini, visitando clientes, contando sobre as empresas e o que exerciam, mostrando os acabamentos que ajudávamos a fazer. Sempre tive também a referência de um profissional forte e bem quisto em todas as áreas. Fiz questão de interagir com todos os setores da empresa, iniciando nos laboratórios, e circulando por vendas, compras, administrativo, marketing. Durante alguns anos visitei clientes voltados à Área de Circuitos Impressos, também. Hoje sou responsável pelo Supply Chain da América do Sul. Tenho grande satisfação em continuar a interagir com todos os departamentos, independente, dessa função específica. Sempre achei extremamente importante a comunicação e relacionamento com os colegas de outras culturas/países e até hoje, mesmo a empresa fazendo parte da multinacional Element Solutions Inc. [maior acionista da MacDermid], e tendo passado por algumas transformações de gestão e administração, mantenho contato próximo com quase todos esses profissionais. Através dessa constante interação ocorre a atualização, não só de processos e projetos, mas também de relações humanas e modernização de diferentes cenários”, conta.
Qual você considera a sua maior contribuição para o setor de Tratamento de Superfície?
Experiência e vivência acumulada em diferentes áreas de atuação, não só em clientes, mas também com os colaboradores internos. Durante minha trajetória profissional convivi com profissionais de diferentes áreas, idades, países, estilos. Essa mescla foi importante para entender as reais necessidades e prioridades do dia a dia da empresa.
Como enxerga o papel das mulheres em setores-chave da economia? E na Indústria, em especial?
As mulheres são bem exigentes em qualidade, visual, conteúdo e têm um natural dom multifuncional. Isso sobrecarrega profissionalmente/pessoalmente, mas quando há um projeto específico, ele geralmente sai muito completo e é motivo de orgulho para os profissionais envolvidos.
Como enxerga o futuro do Tratamento de Superfície?
Passou por algumas transformações importantes, especialmente nos últimos anos. Muitas restrições ambientais, especialmente vindas da Europa, frearam, de certa forma, desenvolvimentos de novos produtos na área química. Entretanto, dessa adversidade entendo que tenha vindo uma vertente preocupada com a segurança, bem-estar e produtividade do setor. Hoje as empresas não competem exatamente com seus processos mais inovadores. Elas competem em seu serviço, conhecimento acumulado e na preocupação com o cliente e ambiente. E para isso acontecer há de se ter um conhecimento enorme de seus colaboradores e um ambiente interno que favoreça.