Empresário do Vale do Silício, EUA, oferece dicas imprescindíveis para a sobrevivência das companhias na pandemia
Felipe Lamounier é sócio da StartSe, uma empresa de capacitação para desenvolvimento de negócios localizada no Vale do Silício.
A pandemia da Covid-19 gerou uma crise econômica global sem precedentes num curto espaço de tempo e este impacto também atingiu o principal polo de inovação, tecnologia e empreendedorismo do mundo, o Vale do Silício. Entretanto, morando por aqui a mais de cinco anos arrisco a dizer que as maiores empresas de tecnologia já estavam ‘preparadas’ com antecedência para esta crise. E elas podem ser as grandes vencedoras desta pandemia global.
A demanda por seus serviços on-line explodiu entre pessoas e empresas em um cenário de quarentena global. Estamos comprando na Amazon, assistindo a shows ao vivo no Facebook, armazenando cada vez mais fotos no iCloud da Apple e procurando receitas de panificação no Google.
Coletivamente, Facebook, Microsoft, Apple, Amazon e Alphabet representam quase 40% do valor de mercado da Nasdaq. Com certeza, todos os cinco gigantes da tecnologia estão contratando centenas, senão milhares, somente na Califórnia. A COO do Facebook, Sheryl Sandberg, disse recentemente à CNBC que a gigante de mídia social de Menlo Park planeja contratar 10.000 pessoas ainda este ano na area de produtos e engenharia.
Lições que podem ser aprendidas com as empresas do Vale do Silício para aproveitar a vantagem em uma desaceleração:
Conversei com alguns especialistas que estão empreendendo por aqui há mais de 20 anos, para entender a visão deles sobre os impactos econômicos da pandemia no Vale do Silício e todos eles foram enfáticos em dizer que esta desaceleração econômica em particular está favorecendo as gigantes que possuem reservas de caixa para aguardar uma queda temporária de receita e que elas neste momento estão focando na expansão dos seus mercados.
Tomemos, por exemplo, o mercado de livestream, que está explodindo agora, graças à pandemia. As ofertas do Facebook para este mercado incluem o Messenger e, mais recentemente, o Messenger Rooms, que permite até 50 pessoas conversándo ao mesmo tempo, no mesmo canal. Frentes que foram aceleradas pelo Facebook com o foco na expansão.
A Microsoft, somente no LinkedIn, do qual ela é dona, possui a oferta de quase 300 mil empregos em todo o mundo no momento da publicação deste artigo. A Amazon contratou 175 mil pessoas para sua rede de atendimento e entregas desde o início da pandemia. Atualmente, a Amazon está procurando mais de 3 mil pessoas somente na Califórnia.
Além dos maiores nomes do Vale do Silício, as empresas de tecnologia de médio porte também estão contratando.
A VMware, a empresa de software com sede em Palo Alto, tem mais de 300 vagas na Califórnia e mais de 1.400 em todo o mundo. O vice-presidente de aquisição de talentos da empresa escreveu recentemente: “Nossos esforços de contratação estão focados no suporte às cinco prioridades estratégicas da VMware: Modernização de Aplicativos, Multit Cloud, Rede Virtual Cloud, Espaço de Trabalho Digital e Segurança Intrínseca”. A Intel, com sede em Santa Clara, também nos EUA, publicou mais de 700 empregos em seu site, dos quais mais de 70 são baseados na Califórnia.
Segundo a Joint Venture Silicon Valley, a taxa de desemprego preliminar de março de 3,1% no Vale do Silício representou um aumento acentuado em relação à taxa de fevereiro, mas ainda é significativamente menor do que na crise financeira de 2009, quando o desemprego atingiu 10,5%.
Uma desaceleração é um bom momento para investir em pessoas – por exemplo, para atualizar a qualidade de suas equipes de gerenciamento. A competição entre as melhores pessoas no mercado será menos acirrada, com uma disponibilidade maior deses talentos e com um custo correspondente menor de investimento.

Foque na Expansão
