Ana Carolina Coutinho
Observando mais uma guerra em pleno século 21, parece que o ser humano ainda não olha para o passado e o utiliza para evitar erros no presente. Como se vê, fatos se repetem e não só do lado negativo. Quer uma boa notícia? Nosso PIB aumentou 4,6% em 2021, recuperando as perdas da pandemia (quando havia recuado, em 2020, 3,9%). Segundo o IBGE, é a maior expansão desde 2010 e é um alento para todos os empresários e trabalhadores que estão diariamente lutando para conseguir se manter no mercado. Para quem conseguiu permanecer ativo durante os últimos anos, essa notícia é reconfortante e enseja bons ventos, finalmente. E um setor promissor para investimentos está sendo o do alumínio, com suas novas aplicações, tecnologia e potencial, é o que abordamos nesta edição.
Na Matéria Especial, por exemplo, Adexa, Alar, Atotech do Brasil, CBA, CPA - Corantes e Produtos Químicos para Alumínio Anodizado, Metal Coat, Novelis e Surtec do Brasil falam sobre as novidades, desafios e expectativas de seus trabalhos com o alumínio. Já a Orientação Técnica mostra os requisitos do ‘Selo Qualicoat’, para se alcançar a excelência da qualidade total dos produtos. Ainda sobre alumínio, em Matéria Técnica, a ‘Comparação de dois métodos de coloração para anodização em perfis de alumínio da liga 6063’. Ah, e ainda é possível conferir a nova geração da Surtec para pré-tratamento de perfis de alumínio, em uma entrevista no Informe Publicitário. Na parte técnica, ainda trazemos: ‘Fixadores galvanizados a fogo em estruturas mais resistentes e contatos com materiais diferentes’ e um ‘Estudo de remoção de boro em efluente de galvanoplastia com utilização de óxido de magnésio’ – artigos indispensáveis para quem deseja melhorar seus processos.
Em nossa Matéria de Capa, detalhamos os equipamentos e processos de pintura da nova planta da Murcia: agora preparada para revestir, via KTL/ E-Coat, grandes e complexas estruturas.
Sobre gestão empresarial, temos a Entrevista desta edição com o CEO da Niquelação Rodriguez, Demétrio Nifoci, que fala sobre os desafios de assumir a empresa que tinha gestão familiar desde sua fundação, há mais de 50 anos. E ainda: ‘7 estágios para criar e sustentar um time vencedor’, em Opinião Executiva; e a metáfora do tubarão, em Ponto de Vista, uma história para auxiliar na criação de estratégias da sua empresa. Já em Grandes Profissionais, os ensinamentos sobre o mercado de TS na visão do Sr. Benedito Ferreira, da Ferreira Indústria Química.
Por fim, o Informativo da ABTS fala sobre as atualizações do eSocial, com o novo calendário para entrega do Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP); e, em Palavra da ABTS, Melissa F. Souza, que assumiu a Diretoria Cultural neste ano, fala sobre os objetivos da Associação em 2022, ano do 17° EBRATS. E não só ela está presente nesta edição como todos da nova diretoria da ABTS na matéria em que os entrevistamos, um a um, para conhecer o planejamento de cada pasta. Algo posso contar: eles, sim, olharam bastante para o passado e pretendem capitanear a associação para levar aos associados tudo que é necessário para o crescimento do setor. No mais, como disse Gandhi: “Se queremos progredir, não devemos repetir a história, mas fazer uma história nova”. Vibremos por um mundo mais humanitário! Até a próxima!