icone Linkedinicone Facebookicone Instagramicone youtube

Alternativa ao Eletrólito de Ródio para Banhos em Pequena Escala


Artigo Técnico 17 de outubro de 2021 | Por: Portal TS
Alternativa ao Eletrólito de Ródio para Banhos em Pequena Escala

Com o novo produto Rhoduna® PT ONE a Umicore Electroplating traz um novo eletrólito especialmente desenvolvido para aplicações em pequena escala

Os eletrólitos com ligas metálicas da Umicore Electroplating têm tido sucesso no mercado por décadas. As vantagens em depositar ligas metálicas com características de camada quase idênticas e significativamente mais econômicas (em relação ao metal nobre puro) são bem conhecidas. No entanto, este privilégio permaneceu reservado para clientes industriais, uma vez que, estes banhos são especialmente desenvolvidos para grandes volumes. Esta situação é compreensível já que mesmo pequenas flutuações nos preços dos metais preciosos podem causar aumentos consideráveis nos custos de produção. 

Como o preço do ródio continua instável e novos aumentos não são descartados tem crescido a necessidade por uma alternativa mais econômica para pequenos banhos. Hoje, o ródio custa cerca de 40 vezes mais que há apenas cinco anos atrás, sendo que este enorme aumento de preço não permite mais ser absorvido pelos compradores. A Umicore Electroplating atendendo às solicitações de muitos revendedores e clientes desenvolveu o RHODUNA® PT ONE, um eletrólito de ródio especialmente projetado para banhos em pequena escala.


As propriedades da camada são quase idênticas às do RHODUNA® PT

Devido ao alto preço do ródio (no topo 80 €/g), a Umicore desenvolveu em 2018 o eletrólito de ródio-platina chamado RHODUNA® PT. O preço da platina, que se manteve constante ao longo dos anos, ajudou a colocar em perspectiva o aumento do preço do ródio em grande escala. A economia de custos aliado à qualidade de acabamento deste processo permitiram que o produto fosse rapidamente bem sucedido no mercado. Hoje é parte integrante de muitas linhas de clientes importantes na Europa e Ásia, portanto, criando uma base estabelecida para a nova variante do eletrólito chamado de RHODUNA® PT ONE. As propriedades de camada quase idênticas às de seu irmão mais velho, RHODUNA® PT, resultam da proximidade do produto. Por exemplo, a resistência à abrasão é de 600 HV e a espessura máxima da camada (até 0,3 µm) ou a densidade do revestimento (aproximadamente 18,7 g / cm3) diferem apenas marginalmente.

Mesmo o valor L * de 88 difere apenas marginalmente (-0,9), apesar do conteúdo de platina significativamente mais alto. A diferença de brilho é, portanto, difícil de distinguir, mesmo para um olho treinado em condições ideais, e a camada é tão atraente para os clientes finais quanto um revestimento de ródio comum utilizando o RHODUNA® PT.

Figura 1.: Variação das cotações do ródio e platina de maio de 2019 a maio 2021. Enquanto o ródio teve uma variação de mais de 8x durante o período a preço da platina manteve-se estável.  

Figura 2.: Comparativo entre as propriedades de camada do RHODUNA® PT e RHODUNA ® PT One

 

Eletrólito e manuseio especialmente adaptados para aplicações em béquer.

“Rapidamente percebemos uma necessidade de desenvolver um produto para aplicação em pequena escala. Nos últimos meses os custos ficaram fora de controle e muitas vezes mudar a aplicação para outro metal precioso não é uma alternativa para certos requisitos e aplicações. Com o RHODUNA ® PT ONE queremos amortecer o enorme aumento no preço do ródio para pequenos fabricante e usuários mantendo uma alta qualidade nas peças banhadas, mesmo em pequena escala”, explica Markus Legeler (Gerente de Vendas Internacionais). Tornou-se claro o fato de que o eletrólito de ródio-platina ter sido fundamentalmente revisado e otimizado para atender os requisitos especiais para aplicação em pequena escala. Por exemplo, o teor de metal foi reduzido para 1 g (0,3 g/l  Rh, 0,7 g/l Pt) por litro, o que tem um efeito adicional positivo no preço de compra; em abril passado, isso resultou em uma economia de preço de cerca de 65% comparado a um eletrólito de ródio puro.

A Umicore não apenas reajustou o processo no que diz respeito à eficiência, mas também investiu muito em termos de um manuseio significativamente simplificado. Por exemplo, além do eletrólito, apenas o equipamento mais simples é necessário para o revestimento. O fato de que os parâmetros (temperatura, tempo, amperagem...) nem sempre podem ser atendidos de maneira constante também foram levados em consideração. Desta forma, bons resultados de revestimento em uma ampla faixa de tolerância são possíveis de uma forma simples.

Figura 3.: Instruções simplificadas para o uso e aplicação do eletrólito RHODUNA® PT ONE

A família de produtos Rhoduna® PT continua crescendo

Devido ao sucesso do eletrólito RHODUNA® PT introduzido há três anos, a família de produtos está sendo continuamente desenvolvida. Nesse ínterim, o eletrólito pode ser utilizado com muito mais flexibilidade em relação a liga depositada (50% Rh, 50% Pt). Devido os componentes do processo, a proporção agora pode ser usada de forma flexível pelo usuário - uma proporção da liga variável de 20 a 80 agora é facilmente possível em ambas as direções. Além disso, por conta do primeiro feedback positivo sobre o RHODUNA® PT ONE a Umicore agora também oferece o RHODUNA® PT em uma versão de 1 g (anteriormente apenas 2 g). Em adição, a Umicore recentemente lançou o RHODUNA® PT PEN, uma variante para revestimento de ródio em aplicação de caneta anódica.

Fontes e mais informações online:

http://ep.umicore.com/pt-one

http://ep.umicore.com/save

Notícias relacionadas

Este site usa cookies do Google para fornecer serviços e analisar tráfego.Saiba mais.