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Adaptar para superar


TS 226Palavras da ABTS 17 de outubro de 2021 | Por: Portal TS
Adaptar para superar
Rubens Filho
Presidente da ABTS (2019 - 2021)
 

Encerrando seu mandato, o presidente da ABTS faz uma retrospectiva sobre sua gestão: um período de superação, mas também de demonstração de força

Gostaria, primeiramente, de agradecer a todo Conselho Diretor, em especial à Diretoria Executiva, pelo apoio, profissionalismo, dinamismo e comprometimento demonstrado ao longo deste último triênio, principalmente, diante de uma pandemia que, talvez, possa ser a maior crise sanitária que o mundo viva, e que atingiu todos os setores da sociedade, acarretando fortes impactos negativos para a economia mundial. 

Na ABST não ficamos imunes e também sofremos grandes impactos neste período, começando no final do primeiro trimestre de 2019, onde vimos nosso caixa ser fortemente diminuído pelo pagamento de uma decisão judicial, proveniente de uma ação trabalhista iniciada em 2015, sendo obrigados a rever todo o nosso planejamento estratégico e financeiro para reduzir ao máximo o efeito na saúde financeira da Associação. De imediato, a venda da sede antiga foi a solução – também linkada à necessidade de uma readequação da estrutura operacional, contemplando a nova realidade de mercado que se apresentava naquele momento.

Já em março de 2020, o mundo foi acometido pela Covid-19, obrigando a todos a aprender a lidar com o então chamado ‘novo normal’ – que refletiu, ou melhor, que ainda está refletindo em nosso dia a dia, nas economias e na forma de vivermos –, tivemos que, novamente, nos reinventar, buscando o reequilíbrio financeiro e emocional com foco na sobrevivência.

Com a redução drástica das atividades econômicas causadas pela pandemia, a ABTS sofreu forte impacto nas receitas oriundas de cursos presencias, workshops, receita associativa (redução no quadro de associados) e, principalmente, do EBRATS – que fora postergado duas vezes: de 2020 para 2021, e, recentemente, de 2021 para outubro de 2022.

Ações que fortalecem

Com muita dedicação e criatividade dos diretores aliadas a um forte plano de redução de custo operacional, parafraseando meu amigo Reinaldo Lopes atual vice-presidente: “Com uma ‘gestão Franciscana’, conseguimos enxergar caminhos que nos proporcionaram poder continuar firmes, fortes e focados, mantendo fielmente os propósitos da Associação”.

Cursos on-line, webinários, Portaria 240, cursos virtuais – com temas definidos pelas empresas (modalidade in company) –, e a criação do Portal TS, em parceira com a B8 Comunicação, foram alguns dos projetos desenvolvidos nesse período, além da aquisição da nova sede (com o valor residual da venda da antiga foi possível gerar um saldo de caixa que permitirá à nova gestão poder planejar com muito mais tranquilidade os próximos anos).

Eu poderia ficar decepcionado por não termos concluído tudo o que havíamos planejado, principalmente, talvez, no que se refere em atender mais às expectativas dos associados em relação aos benefícios e sobre o chamado ‘valor agregado’ das mais diferentes formas e dos segmentos que a Associação poderia permear. Contudo, tenho a certeza de que, ao menos, tentamos o que julgávamos ser o melhor, sempre pensando e agindo com o intuito de deixar a ‘estrada pavimentada’ para que as novas gestões possam focar e oferecer muito mais na geração de conteúdo, serviços e informações que o mercado tanto busca. Com certeza, há, ainda, muito a melhorar (melhoria contínua), promovendo mudanças sempre focadas em atender os associados, as empresas e as pessoas envolvidas com o tratamento de superfície.

Desejo ao meu sucessor, e à sua diretoria, muito sucesso e um período de grandes oportunidades e realizações! Que 2022 seja um ano repleto de muita saúde e vitórias! 

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