A Associação Brasileira de Tratamentos de Superfície (ABTS) anunciou as eleições para a gestão 2025-2027. A votação acontecerá de 15 de outubro a 4 de novembro de 2024. O processo eleitoral será realizado de forma totalmente digital, o sistema será criptografado com algoritmo de hash SHA256 e SHA512 com documento assinado eletronicamente e certificado pela D4Sign, conforme MP 2.200-2/01, Art. 10º, §2., garantindo a integridade e lisura da eleição.
Essa é uma oportunidade importante para que os associados participem da escolha da nova diretoria que liderará a entidade pelos próximos três anos. A ABTS convida todos os seus associados a participarem da Assembleia de Apuração, que ocorrerá no dia 5 de novembro de 2024, às 18h15, na sede da ABTS, no auditório térreo.
Conheça os Candidatos
Airi Zanini
General Manager da MacDermid Enthone Industrial Solutions, ocupou diversos cargos de destaque na ABTS ao longo dos anos. Foi presidente em quatro mandatos (1990-1992, 1998-2000, 2004-2006 e 2016-2018), além de vice-presidente, diretor cultural, relações internacionais e coordenador dos EBRATS 2009 e 2018.
Antonio Carlos de Oliveira Sobrinho
Atua há mais de 40 anos na indústria automobilística, na área de tratamentos de superfície, graduado em Ciências (Química) e Administração de empresas, com especialização em Marketing e Finanças. Master Practitioner em Programação Neurolingüística. Membro ativo da ABTS há mais de 30 anos, ocupando diversos cargos na diretoria, foi presidente na gestão de 2013-2015, atualmente vice-diretor cultural da ABTS.
Carmo Leonel Júnior
Bacharel em Química pela FREA, com mais de 30 anos de experiência no setor de tratamentos de superfície. Na ABTS, atuou como Diretor Cultural e, na última gestão, ocupou o cargo de Vice-Diretor Secretário. Atualmente, exerce a função de Gerente de Assistência Técnica na MacDermid Enthone, trazendo uma vasta expertise e liderança.
Douglas Fortunato de Souza
Formado como Técnico Químico pela Escola São Judas Tadeu e Químico Industrial pelas Faculdades Oswaldo Cruz, possui 40 anos de experiência no setor de tratamento de superfície. Atualmente, é Diretor da Itamarati Metal Química Ltda, destacando-se como especialista em produtos voltados para este segmento. Com uma sólida trajetória na ABTS, foi presidente durante a gestão 2007-2009 e, mais recentemente, como Diretor Tesoureiro.
Gilbert Zoldan
Bacharel em Química e Pós-Graduado em Administração Industrial, com mais de 40 anos de experiência em diversas áreas de tratamentos de superfície, com foco na indústria automobilística. Membro ativo da ABTS há mais de 20 anos, ocupando diversos cargos na diretoria, sendo último como vice-presidente.
João Quintino Neto
Com 25 anos de atuação no setor de Tratamento de Superfícies, formado em Química Industrial pela PUC-Campinas e Pós Graduado em Tratamento de Superfície e Proteção contra Corrosão pela Faculdade Oswaldo Cruz. Sua trajetória inclui diversas contribuições técnicas e inovadoras, se colocando à disposição para colaborar com a ABTS, trazendo inovação e compromisso com o crescimento sustentável do setor.
Luiz Gervasio Ferreira dos Santos
Diretor da Green Palm e Quimidream, com mais de 40 anos de experiência no setor de tratamento de superfície. Formado como técnico químico pelo Liceu Eduardo Prado e com graduação em Química pela Faculdade Oswaldo Cruz, é também Sócio Honorário da ABTS, tendo atuado como diretor em diversas gestões. Com forte compromisso com a sustentabilidade, dedica-se ao desenvolvimento de processos inovadores e soluções sustentáveis, alinhado à filosofia do Dr. Rolf Jansen, que preza pela sustentabilidade em processos de galvanoplastia.
Maurício Furukawa Bombonati
Com mais de 35 anos de experiência no mercado de tratamentos de superfície, é Engenheiro Químico formado pelas Faculdades Oswaldo Cruz, com pós-graduação em Processos Gerenciais e Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas. Atualmente, ocupa o cargo de diretor de negócios na MKS Atotech. Na ABTS, atuou como vice-diretor cultural durante a gestão 2016-2018.
Melissa Ferreira de Souza
Com formação técnica em Laboratório Industrial pela ETE Lauro Gomes (1996), graduação em Química Industrial pelas Faculdades Oswaldo Cruz (2000) e MBA em Gestão de Pessoas pela FMU (2019), possui uma sólida trajetória de 30 anos no segmento de tratamento de superfícies. Nos últimos 23 anos, tem atuado na Dileta, onde ocupa o cargo de Gerente de Assistência Técnica. Participou da elaboração do livro Níquel: Boas Práticas na Eletrodeposição, distribuído pela Votorantim Metais, e integrou a comissão de estudos de Galvanização por Imersão a Quente (ABNT/CEE-114). Também exerceu o cargo de Diretora Cultural na última gestão da ABTS.
Robinson Bittencourt Lara
Formado em Mecatrônica, cursando Gestão de Negócios, possui experiência junto ao setor automotivo por mais de 30 anos. Atuando como Gestor, EQF e consultor, tem buscado a melhoria de resultados nas empresas. Especialista da Qualidade de Fornecedores pelo IQA (SINDIPEÇAS e ANFAVEA), Coaching Integral Sistêmico com especialização em Business e Programação Neurolinguística. Atuando no desenvolvimento de fornecedores de galvanoplastia e flocos de zinco desde 2007. Em 2013 assumiu como Gerente de Produtos da Dörken no Brasil e em 2014 assumiu como Gerente de Negócios na América do Sul da Dörken.
Rubens Carlos da Silva Filho
Formado em Química pela Faculdade Oswaldo Cruz e em Administração de Empresas pela Universidade São Judas, iniciou sua trajetória na área química em 1978. Desde 1985, dedica-se ao setor de galvanoplastia, acumulando vasta experiência na área. Participa ativamente da ABTS desde 2001, onde já exerceu o cargo de presidente durante a gestão 2019-2021 e atuou como diretor do EBRATS 2024.
Sandro Gomes da Silva
Com mais de 30 anos de experiência no setor industrial, atua de forma ativa na ABTS há mais de 20 anos. Durante esse período, ocupou posições de destaque, incluindo Diretor Social, Vice-Diretor Secretário e, nas duas últimas gestões, Diretor Secretário.
Silvio Renato de Assis
Com Graduação em Administração de Empresas pela FAAP, pós-graduado em Internet pela FIAP e em Negociação pela USP/NAIPPE/ADESG, também é técnico químico e tecnólogo em Processamento de Dados, e atualmente cursa MBA em ESG. Atua há mais de 21 anos no segmento de tratamento de superfícies. Já atuou como Diretor Secretário e de Tecnologia da Informação na ABTS.
Valéria Nunes de Demo
Formada em Contabilidade pela FECAP - Escola de Comércio Álvares Penteado (1991), com graduação em Direito pelas Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU (1998), MBA em Gestão Financeira e Riscos pela Universidade de São Paulo - USP (2003) e Pós-graduação em Finanças, Investimentos e Banking pela Pontifícia Universidade Católica - PUC (2020). Com mais de 30 anos de experiência no setor financeiro, atua de forma sólida e estratégica, acumulando vasta expertise em gestão financeira e mitigação de riscos.
Wady Millen Junior
Químico Industrial e Bacharel em Administração de Empresas, iniciou sua carreira em 1966 e, ao longo de mais de 50 anos, desempenhou um papel fundamental no crescimento da ABTS. Ao longo de sua trajetória, ocupou todos os cargos da diretoria, sempre contribuindo de maneira contínua e significativa. Foi o idealizador do renomado Curso para Encarregados de Galvanoplastia, atualmente conhecido como Curso de Tratamentos de Superfície, no qual ministrou aulas até a 142ª edição, em 2016. Esse curso se consolidou como uma referência no mercado. Atualmente, exerce as funções de Consultor Técnico e Diretor Conselheiro da ABTS.
Wilma Ayako Taira dos Santos
Bacharel em Química e Mestre em Ciências de Materiais pela USP - Universidade de São Paulo (USP)/(IPEN) Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares. foi diretora cultural, conselheira e vice-diretora financeira da ABTS - Associação Brasileira de Tratamentos de Superfície, foi presidente na gestão 2010-2012, foi coordenadora do EBRATS 2015 - Encontro Brasileiro de Tratamentos de Superfície e IV INTERFINISH Latino Americano, é professora de pós Graduação em Tratamentos de Superfície e consultora técnica.