A TRATHO é Customer Centric, o cliente está no centro da estratégia corporativa
A TRATHO, “uma empresa cuidada por todos”, investe num conjunto de ações para a melhor experiência de compra do cliente, sua satisfação, elevar a imagem da empresa e obter vantagem competitiva.
E pensando nesse novo conceito, nasceu o projeto Customer Centric.
No mundo corporativo, oferecer uma boa experiência se tornou algo essencial para sobreviver no mercado, onde as grandes empresas têm como principal preocupação a lealdade de seus clientes.
Por esse motivo, essas empresas estão trabalhando para transformar toda a sua cultura organizacional e colocar efetivamente o “cliente no centro de suas decisões”.
Percebemos que a experiência do cliente ultrapassou o preço e a qualidade do produto como o principal diferencial de uma marca.
Empresas são formadas por pessoas e, para conseguirmos manter o cliente no centro, é preciso engajá-las, pois será essa equipe que permitirá essa cultura permanecer forte e constante por muito tempo.
Costumer Centric é o conjunto de ações centradas no cliente. É estado mental onde todos da companhia são influenciados e direcionados pelos interesses do cliente e isso se torna prioridade pelo trabalho de cada um. Ela é percebida e sentida pelas ações de cada profissional.
A voz do cliente está por toda parte e entendê-lo vai muito além de coletar um número. Então como fazemos para sentir as emoções e as dores do cliente?
É importantíssimo buscar ouvir o cliente e ter abordagens estratégicas. Só assim é possível obter informações suficientes para traçar uma boa estratégia.
Sun Tzuo já dizia: “Todos os homens podem ver as táticas pelas quais eu conquisto, mas o que ninguém consegue ver é a estratégia a partir da qual grandes vitórias são obtidas.”
Quão madura sua empresa é com foco no cliente?
- Ouve os clientes constantemente?
- Acompanha de maneira consistente os feedbacks dos clientes?
- Age de maneira proativa para antecipar necessidades dos clientes?
- Usa a empatia com o cliente na criação de processos e procedimentos?
- Respeita a privacidade dos seus clientes?
- Compartilha conhecimento com os clientes? Quanto mais ele conhece sua empresa, mais fiel ele se torna.
- Motiva seus colaboradores para estarem engajados e reconhecidos?
- Melhora a experiência do cliente sistematicamente?
- Sente-se responsável por melhorar a experiência do cliente?
- Adapta-se às demandas e circunstâncias do cliente em tempo real?
“As pessoas vão esquecer o que você disse, as pessoas vão esquecer o que você fez, mas as pessoas nunca esquecerão como você as fez se sentir.” (Maya Angelou)
Texto: Luciana Thomaz – Coordenadora da Estratégia de Customer Centric na TRATHO